Associação de Surdos de Feira de Santana promove ação social neste sábado (28)

Emanuele Ressurreição (esquerda) e Elaine Lima, presidente da Associação de Surdos de Feira de Santana (direita)
Emanuele Ressurreição (esquerda) e Elaine Lima, presidente da Associação de Surdos de Feira de Santana (direita) | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Associação de Surdos de Feira de Santana realizará a primeira Feira Social neste sábado, dia 28 de setembro. O evento acontecerá das 9h às 17h, na loja maçônica Estrela da Paz, localizada no bairro Brasília. Oficinas, palestras e uma exposição com obras de arte produzidas por pessoas surdas farão parte da programação.

“Nosso objetivo é mostrar a arte e a cultura surda, oferecendo diversos serviços e informações que, às vezes, são escassas para a comunidade surda, devido à falta de acessibilidade linguística. É uma oportunidade para que as pessoas surdas tenham acesso a mais informações e, as pessoas ouvintes venham conhecer mais sobre a nossa cultura”, disse a presidente da Associação de Surdos de Feira de Santana, Elaine Lima.

Durante a feira, serão oferecidas avaliações com médicos, psicólogos e nutricionistas. Oficinas nas áreas de beleza e cultura farão parte da programação. As oficinas de segurança serão ministradas pelo Corpo de Bombeiros da Bahia. A presidente da associação declarou que, apesar da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estar na grade, o público poderá conferir outras formas de expressão.

Foto: Freepik

“Teremos uma exposição de artes com obras de pessoas surdas, artistas aqui de Feira de Santana, que vão mostrar como conseguimos relacionar a Libras com esse nosso universo da surdez. É a oportunidade para os ouvintes [pessoas não surdas] conhecerem mais o nosso cotidiano, o nosso dia a dia e, como nos relacionamos com o mundo e com a sociedade”, afirmou Elaine.

Segundo a presidente, o evento é o resultado de um trabalho em equipe. A comissão organizadora é composta por surdos, ouvintes, intérpretes de Libras, professores, representantes da sociedade civil e diversas instituições particulares de Feira de Santana. Elaine declarou que o objetivo é transformar a feira em um evento tradicional no calendário feirense.

“Os ouvintes e surdos que vão participar poderão continuar acessando as ações da associação de surdos, vindo até nós e se tornando membros da associação. Se as pessoas quiserem continuar como voluntárias ao longo do ano, essa é uma oportunidade de firmar essa parceria. Não finaliza após a feira. Com certeza, ano após ano, essa parceria permanecerá”, disse.

Brindes fornecidos pelas empresas parceiras da feira serão sorteados para os visitantes. Elaine afirmou que está otimista com o evento e espera que toda a comunidade participe da feira.

“Eu vejo [o evento] como a possibilidade de os surdos aprenderem mais e se envolverem mais com a arte e a cultura. Também é uma oportunidade para os ouvintes desfrutarem dessa relação e terem essa experiência conosco. É uma oportunidade de aprender cada vez mais”, finalizou Elaine.

A entrevista com Elaine Lima, presidente da Associação de Surdos de Feira de Santana, foi realizada com o auxílio da intérprete de Libras, Emanuele Ressurreição.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top