Fundada em 1977 por um grupo de senhoras e membros da comunidade, a Associação de Moradores do bairro Caseb, em Feira de Santana, nasceu com o propósito de promover atividades que fortalecessem os vínculos locais e garantissem melhores condições de vida para os moradores do bairro.
Desde então, a entidade se mantém ativa, enfrentando desafios, mas com um impacto transformador na vida da comunidade.
Ao Acorda Cidade, Ruth Estrela do Santos, presidente da associação, destacou a importância do trabalho realizado ao logo do tempo.
“A Associação do Caseb foi formada por um grupo que conseguiu o terreno para a realização dessa ideia. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida com muito esforço, sem ajuda do poder público, apenas com uma pequena renda do ponto alugado e doações.”
A associação oferece uma série de atividades voltadas para todas as faixas etárias, desde crianças a idosos. Entre elas, estão cursos de culinária, manicure, cabeleireiro e artesanato.
Além disso, há atendimentos médicos e psicológicos, realizados em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que também promove cursos e atividades para grupos de idosos.
Ações sociais e serviços de saúde e bem estar também são oferecidos, assim como grupos que também utilizam o espaço para realizar suas atividades, como o Narcóticos Anônimos.
A falta de uma área coberta, no entanto, limita as atividades da associação, especialmente durante o período chuvoso e o verão, quando o sol é bastante quente.
“Quando chove, aí a gente não tem condições de fazer a atividade aí fora. Então vem tudo para essa sala. E aí fica difícil. Aí é um sufoco danado que a gente passa, com bastante idoso aqui dentro, e a gente não tem condições”, lamenta a presidente.
“A gente tem várias atividades aqui, e quando tem todas essas atividades, a gente fica sem espaço. Tem também atendimento médico, psicológico. A secretaria também, de vez em quando, traz aqui uma ação social com pediátrico, médico clínico, nutricionista”, acrescentou Ruth Estrela em entrevista ao Acorda Cidade.
Um dos grupos possui 94 idosos que participam das ações há 22 anos. Apesar disso, eles enfrentam dificuldades de espaço para atender a todos.
Diante da necessidade de ampliar o espaço e melhorar as condições de atendimento, a Associação busca apoio da comunidade e de empresas que possam colaborar com os serviços, cobrindo uma área aberta que a associação já tem disponível.
No dia a dia, os voluntários já contribuem, inclusive, realizando rifas e bazar que ajudam a custear apenas as atividades e manutenções diárias.
A presidente da Associação faz um apelo à toda a comunidade para ajudar nessa boa causa.
Quem quiser e puder colaborar, pode entrar em contato com a associação através do telefone (75) 99201-7067 ou pelo Instagram @amc.moradoresdocaseboficial
Doações podem ser feitas através do PIX: 75988123548 (Claudina da Conceição Estrela).
A Associação fica localizada na Avenida João Durval Carneiro, n° 3.200, em Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.