Passando por uma das piores crises financeiras e sem conseguir contemplação nos editais de fomento a nível de município e estado, a Associação Cultural Moviafro divulgou na noite de segunda-feira (30), o calendário de ações afirmativas para o ano de 2025. A entidade precisou reduzir em mais da metade o número de atividades devido a falta de apoio financeiro, o que interfere diretamente no seu funcionamento.
A Moviafro que chegou a ter um calendário com 12 ações, em 2025 realizará apenas quatro. De acordo com a coordenação da entidade, diversas campanhas de doação e rifas foram realizadas, assim como vários ofícios foram protocolados, mas com poucos retornos positivos, o que não garantirá a realização de um número maior de ações.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Confesso que diversas vezes passou pela minha cabeça, suspender todas as atividades”, afirma Val Conceição que é idealizador e coordenador geral da Moviafro, e que há 36 anos luta em prol da cultura de matriz africana no município.
Serão duas atividades no primeiro semestre e mais duas no segundo.
“Diante da crise que se instaurou não teremos como realizar mais que isso”, lamenta Marinalda Soares, coordenadora do Núcleo Moviafro de Ação Social.
Serão realizados no primeiro semestre o Concurso Miss Afro Feira de Santana, que já está na sua 8ª Edição, e trará como tema: Angola – África Brasileira, assim como o 3⁰ Cortejo Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana na Micareta de Feira de Santana, que tem como atração confirmada, o grupo de samba de roda de Salvador, Samba Trator.
Já para o segundo semestre serão realizados o 9⁰ Encontro Moviafro de Mulheres Negras e a 9ª Edição do Projeto Novembro Negro Moviafro.
As inscrições para o Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025, acontecerão de 20 de janeiro à 22 de fevereiro e, poderão ser feitas através do WhatsApp (75) 98283-7418.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram