A Professora e Artesã Feirense, Marilene Brito, foi indicada pelo Sesc Regional da Bahia para representar o Estado no Seminário do Projeto Nordeste das Artes em Arcoverde – Pernambuco, que será realizado de 07 a 09 de novembro. Ela será a única participante do estado neste evento no segmento artesanato.
Ao Acorda Cidade, Marilene destacou a importância de participar desse evento e a responsabilidade de ser a única representante do estado da Bahia no segmento de artesanato. Ela contou que já está com tudo pronto para participar do evento.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Vou levar uma miniexposição, porque vou de avião e não posso levar muito peso. Para mim é gratificante, pois sou de Feira de Santana e vou representar a Bahia. Estou levando as bonecas terapêuticas e ecológicas, que é o produto de mais sucesso. São mais de 11 mil espalhadas pelo mundo. Estou levando esses produtos para mostrar ao pessoal dos outros estados a nossa arte aqui de Feira de Santana”, afirmou.
Marilene Brito também vai apresentar uma novidade durante o evento, que são os brincos e pingentes com as bonecas terapêuticas. Ela ainda vai levar outros produtos como turbantes e colares de crochê.
“É gratificando participar, estou indo com uma grande responsabilidade, que é representar a Bahia, um estado que tem tantos artistas e eu ser a escolhida, isso é gratificante demais e espero não decepcionar”, disse.
A artesã, natural de Feira de Santana, destacou que esse evento é uma oportunidade que ela está abraçando. Através do seu trabalho ela já conheceu várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de exportar suas bonecas para diversos países como Alemanha, Argentina, China e Estados Unidos.
O produtor cultural, Hygor Almeida, informou que o Projeto Nordeste das Artes é realizado pelo Sesc nacional de dois em dois anos e, como o nome já sugere, reúne todos os regionais do Nordeste numa grande profusão de artes. De acordo com ele, a cada ano tem um tema diferente.
“O Nordeste das Artes acontece dentro da programação de um festival muito maior que é o Festival da Economia Criativa de lá de Pernambuco. E a Bahia está levando os seus representantes. O processo de escolha desses artistas em todos os regionais é feito através de uma curadoria coletiva, então os produtores e os analistas culturais do Sesc de cada um desses estados se reúnem para definir o tema do projeto, e a partir daí também trazem as sugestões de quais artistas vão representar os estados. Cada estado faz a sua curadoria e a gente recebe a apresentação cultural. A atração cultural é contratada por outro estado, isso é bom porque estimula a circulação”, afirmou.
A culminância do projeto, conforme explicou, é no Sesc Arco Verde, em Pernambuco, onde todas essas atrações se unem para o grande festival. Além de Marilene nas artes, a Bahia também será representada na música pela Orquestra Sisaleira da Bahia. Hygor Almeida disse ainda que este projeto estimula a difusão, a produção e a circulação artística no território.
“É um projeto que traz uma visibilidade muito interessante, lá em Arco Verde eles vão poder confraternizar, trocar experiência com outros artistas dos demais estados do Nordeste e vender produtos. Então, além das apresentações culturais, dos debates, dos seminários que vão acontecer, à noite, todos esses artesões também vão expor seus trabalhos, comercializando, e mostrando a riqueza da cultura do Nordeste”, afirmou.
Leia também: Museu Casa do Sertão apresenta catálogo virtual da artesã feirense Marilene Brito
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade