A empresa Sustentare retomará os serviços de coleta de lixo em Feira de Santana a partir das 12h deste domingo (22). A decisão foi definida durante uma reunião realizada no Hotel Atmosfera, iniciada às 8h15, com a participação do prefeito Colbert Martins, representantes da Sustentare, o presidente da Agência Reguladora, Moura Pinho, o procurador Guga Leal e o secretário interino da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Denilton Brito.
Em entrevista exclusiva ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins confirmou a retomada.
“A empresa está retomando as ações a partir de agora para regularizar durante o dia de hoje. A informação que o presidente nos deu, inclusive, ele foi lá para a empresa, é que a partir de agora, ao meio-dia, a empresa vai regularizar a coleta de lixo”, afirmou o prefeito.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
De acordo com Colbert, no sábado (21), enquanto os serviços da Sustentare estavam suspensos, a prefeitura mobilizou 10 caçambas para minimizar os transtornos, especialmente nas áreas de maior movimento, como o centro da cidade, devido ao período de festas natalinas.
“Ontem mesmo nós conseguimos fazer um pouco. A prefeitura tinha 10 caçambas na rua, mobilizamos. Nessa hora a gente tem que dar uma solução possível. Foram 10 caçambas mobilizadas, e concentramos muito ali no centro da cidade também, até pela questão do Natal”, disse.
Ele ainda complementou sobre a operação prevista para este domingo: “Hoje a Sustentare, a partir agora do meio-dia, eles voltam ao funcionamento, inclusive, na questão da questão da limpeza das feiras vai ser uma operação que está dentro da regularidade das ações do domingo”.
A retomada ocorre após negociações e reuniões entre a administração municipal e a empresa responsável, buscando uma solução para os atrasos nos pagamentos e a continuidade da coleta de lixo no município.
Ainda em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito também comentou sobre os pagamentos pendentes à empresa e o acordo firmado durante a reunião.
“Os pagamentos foram acordados. Nós estamos fazendo pagamentos regulares. Inclusive, tudo isso já foi equacionado. Um dos pagamentos foi feito na sexta-feira, que acabou que era uma OBN, não entrou na conta, mas deste sexta nós estamos fazendo pagamentos. Ampliamos alguns desses pagamentos agora”.
Segundo o prefeito, a comunicação também foi um dos motivos do atraso.
“Até porque sexta nós pagamos. O OBN é o negócio que você deposita num dia, só aparece no dia seguinte. Mas isso foi feito, esse pagamento, porque eles não tinham conhecimento e nós mostramos hoje também. Foi algum problema da comunicação também. Aconteceu uma dificuldade de informação”.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Leia também:
Após suspensão da coleta de lixo, prefeitura inicia operação emergencial de limpeza no centro da cidade
Falta de pagamento à Sustentare provoca acúmulo de lixo e preocupa moradores de Feira de Santana
Sem repasses há 3 meses, Sustentare suspende coleta de lixo em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram