A conferência Feira de Santana do Campeonato Baiano de Handebol 2024 tem início nesta sexta-feira, 11, e segue até o domingo, 13, com a disputa de dez equipes femininas (quatro juvenil e seis adulto) e onze masculinas (seis juvenil e cinco adulto), na Estação Cidadania do bairro de Gabriela, na Princesa do Sertão. A competição está voltando a ser realizada após cinco anos sem torneios estaduais oficiais.
Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a edição de 2024 do certame estadual contará com as categorias adulto (acima de 18 anos), junior (19 a 21 anos), juvenil (16 a 18 anos) e cadete (15 a 17 anos), além da execução de um festival de handebol infantil. A conferência de Feira vai contar com representantes adultos e juvenis das cidades de Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão e Senhor do Bonfim.
Após a retomada de uma federação organizada e com ações de interiorização da modalidade, o presidente da Federação Bahiana de Handebol (FBHb), Luiz Fernando Gil, comenta as expectativas com a etapa após este período. “Nosso objetivo desde que assumimos a federação foi organizá-la. Mesmo com dificuldades pelo estado que se encontrava, hoje, temos todo um corpo administrativo, jurídico e técnico de competições, principalmente no interior, que andava muito esquecido. Estamos felizes em levar o handebol organizado e competitivo para mais lugares e após tanto tempo”, pontua.
Circuito – Neste ano, serão realizadas, ao todo, cinco conferências pelo estado. A etapa de Senhor do Bonfim foi no final de setembro e as próximas etapas passarão, em novembro, por: Jequié (Complexo Esportivo Integrado), de 01 a 03; Santo Antônio de Jesus (Ginásio do IFBA e do SESC), de 15 a 17; e Santo Estevão (Complexo Esportivo do Colégio Estadual de Tempo integral de Santo Estevão) – de 22 a 24 – todas antes da conferência final, que será entre os dias 06 e 08 de dezembro em Salvador. Os dois melhores de cada categoria de cada conferência se classificam para a final em Salvador.
“O apoio da Sudesb foi de fundamental importância para a nossa retomada dentro do estado da Bahia, desde financeiro até suporte administrativo e jurídico para podermos novamente receber esse apoio. Essa forma de disputa por conferências servirá de modelo para demais competições. Além disso, já planejamos, a partir dessa parceria, trazer competições nacionais. A Bahia já está sendo reconhecida a nível internacional, tanto pelo handebol, na Confederação Baiana de Handebol (CBHb), quanto ao esporte baiano, em geral”, cita Gil.
A diretora Administrativa da FBHb, Ariane Moura, espera ter uma maior rotatividade e mais atletas filiados. “Nossa expectativa é que os clubes estejam mais organizados dentro deste sistema de gestão otimizado alinhado à CBHb. Assim, os eventos também serão mais organizados dentro de uma mesma plataforma. A fórmula de disputa deste ano já deixou mais agitada a disputa. Está valendo a pena demais ver os clubes se movimentando e o respeito nacional que temos. As expectativas ainda são maiores para os próximos anos.”
Programação – Os jogos da conferência feirense iniciam às 12h desta sexta-feira, 11, seguindo ao longo da tarde e da noite. As partidas retornam a partir das 8h do sábado, 12, e vão até meia noite. Por volta das 11h, será realizada uma abertura oficial. No domingo, 12, as finais das categorias juvenil masculino, adulto feminino e adulto masculino começam, respectivamente, às 11h, às 12h30 e às 14h, enquanto as últimas partidas do grupo único da juvenil feminino serão a partir das 8h.