Após um início de novembro marcado por um aumento na violência, com cinco homicídios registrados no primeiro fim de semana (de 1 a 3 de novembro), Feira de Santana apresentou um cenário diferente no fim de semana seguinte, sem nenhuma ocorrência de assassinatos. A queda nos índices é atribuída ao trabalho intensivo das polícias Civil e Militar, que resultou em um período de trégua para a cidade.
Em nota ao Acorda Cidade, a Polícia Militar destacou que, entre os dias 4 e 10 de novembro, foram realizadas diversas operações que trouxeram resultados significativos na região.
Neste período foram realizadas 12 apreensões de drogas, das quais 8 ocorreram em Feira de Santana. Além disso, a cidade contabilizou 5 apreensões de armas de fogo e o cumprimento de 2 mandados de prisão. No total, na região, foram cumpridos 4 mandados, reforçando o combate à criminalidade.
As operações também se destacaram na recuperação de veículos roubados. Conforme a nota enviada ao Acorda Cidade, ao longo da última semana, foram recuperados 25 veículos com restrições de roubo ou furto na Região Leste, sendo 16 desses em Feira de Santana. Isso representa uma média superior a dois veículos recuperados por dia, contribuindo para a redução da criminalidade e devolvendo bens à população.
Estratégias de combate ao crime
O CPR-L, que tem como comandante o coronel Lopes, ressaltou que essas ações fazem parte de uma estratégia para combater o tráfico de drogas e a circulação ilegal de armas na região, considerados fatores que impulsionam os índices de violência. As apreensões de entorpecentes e armas, bem como o cumprimento de mandados de prisão, são vistas como medidas fundamentais para a preservação da ordem pública.
“Essas ações não apenas garantem a restituição de bens à sociedade, mas também impactam diretamente na redução da criminalidade local. Destacando também o resultado positivo alcançado neste final de semana, sem homicídios na cidade de Feira de Santana. Esses resultados são frutos do trabalho contínuo, da dedicação e do comprometimento dos policiais militares com a segurança pública”, diz a nota.
A polícia sempre enfatiza a importância da participação da comunidade para manter esse cenário positivo. O uso do Disque Denúncia (181) é incentivado para que informações possam ser repassadas de forma anônima, ajudando a polícia a agir de forma ainda mais eficiente, para auxiliar na elucidação de crimes e prisão de criminosos.