Apae de Feira de Santana diz que prefeitura deixou de repassar mais de R$ 4 milhões em dois anos

Apae de Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Feira de Santana voltou a se pronunciar sobre os atrasos das verbas que são destinadas para a instituição, mas que cabe à prefeitura realizar o pagamento.

No mês de março deste ano, o portal Acorda Cidade divulgou que mais de um milhão de reais, ainda não tinham sido repassados para a Apae. Na época os recursos federais eram referentes ao OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) que é conveniado com o Serviço Único de Saúde (SUS) e que deveria assistir os pacientes das três unidades com cadeiras de rodas, cadeiras especiais para banho, muletas e andadores, por exemplo.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Deraldo Gomes Azevedo, coordenador de Prevenção em Saúde da Apae, informou que existem subvenções desde 2022 sem serem repassadas.

Coordenador de Prevenção em Saúde da Apae
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje estamos com atrasos de alguns repasses e pendências. Nós temos subvenções junto à secretaria de Saúde, subvenção de Vereadores de 2022, que nós temos o contrato assinado desde o dia 20 de dezembro de 2022. Até hoje nós não recebemos subvenção de vereadores de 2023, de 2024, também pela secretaria de Saúde, pela secretaria de Educação e Desenvolvimento Social, subvenção de vereadores de 2024, além de subvenção federal na secretaria de Desenvolvimento Social no valor de 250 mil reais”, afirmou.

Segundo Deraldo, somando todas as verbas, o valor chega a mais de 4 milhões.

“O total de recursos, tanto das subvenções como de incentivos estadual, da Saúde e Desenvolvimento Social, é em torno de 4.269.568,70, aproximadamente. A subvenção federal no valor de R$ 250 mil que está na secretaria de Desenvolvimento Social, se não for repassado para a gente, ainda neste ano de 2024, vai ser devolvido para o governo federal”, disse.

De acordo com o coordenador, serviços de benefícios em prol do próprio Apae estão interrompidos por falta do repasse.

“Esses recursos, nós colocamos para pagamento do pessoal, contratação de novos profissionais, ampliação da quantidade de atendidos, pequenas reformas, pequenos reparos na instituição, pagamento dos materiais, equipamentos que a gente adquiri, como cadeira de rodas, órteses, próteses, tudo isso está com pendência, sem falar nos boletos vencidos desde o mês passado”, lamentou.

Ao Acorda Cidade, o Deraldo informou que todas as verbas já estão na conta da prefeitura.

“Esse repasse deveria ser de imediato, não é um dinheiro que ainda vai chegar, já está na conta do município, são subvenções dos vereadores, ao exemplo de impostos que pagamos, IPTU, arrecadações e o próprio prefeito fala que o dinheiro, a prefeitura já tem, só precisa saber como repassar e para quem repassar. Nós sempre buscamos estar atualizados em tudo, porque como nós recebemos recursos federais, caso a gente deixe de pagar qualquer coisa, a gente também deixa de receber. Então a nível de município, estado e união, as três entes, nós estamos sempre com as documentações em dia”, concluiu.

O Acorda Cidade irá solicitar um retorno da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Supervisor de projetos diz que Apae tem mais de três milhões de verbas em atraso pela Prefeitura de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top