Estudantes que integram o projeto IngreSSAr, desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, participaram nesta quinta-feira (26) do evento Redação em Cena, promovido pela instituição Os Aprovados Cursos, no Teatro Jorge Amado (Pituba). O evento teve como objetivo preparar os jovens para discutir políticas públicas e suas conexões com a redação do Enem, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.
Durante o encontro, os alunos tiveram aulas de redação com a participação de representantes de segmentos do eixo temático “minorias sociais”. Entre os temas abordados, destacaram-se a democratização do acesso ao ensino superior, desde a alfabetização até o ensino médio, e as políticas públicas atuais; a desvalorização da cultura periférica; e a pobreza menstrual. A iniciativa também teve caráter beneficente, com a doação de absorventes.
Sócia-proprietária de Os Aprovados, Rhaliany Pinheiro ressaltou o impacto positivo do projeto IngreSSAr e a importância de eventos como o Redação em Cena para a preparação dos jovens. “Somos a instituição com o maior número de alunos do IngreSSAr, o que nos orgulha bastante. Eles têm a liberdade de escolher onde querem estudar, e todos os anos optam por nós em grande número. Hoje, aqui, temos cerca de 400 alunos, tanto do projeto quanto da rede particular, todos integrados”, disse.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior. Hoje, destacamos a importância das políticas públicas nas questões do Enem, principalmente voltadas para as minorias sociais. Propusemos diálogos participativos, onde os alunos podem tirar dúvidas com palestrantes e convidados, enriquecendo a troca de conhecimentos”, acrescentou Rhaliany.
Entre as palestrantes, Dinsjani Pereira, coordenadora de Infância e Juventude do município abordou o tema da pobreza menstrual.
“O curso Os Aprovados traz a temática da pobreza menstrual, destacando a dignidade menstrual como uma questão presente no dia a dia dos estudantes. Essa é uma pauta central que pode cair no Enem, e por isso trazemos dicas e orientações sobre como tratar o tema nas redações”, explicou.
“Discutir a pobreza menstrual é trazer essa realidade para o cotidiano. Para muitas pessoas, o absorvente é um item caro, e há uma luta para que ele seja incluído na cesta básica devido à sua necessidade e ao custo elevado para quem não tem acesso. Desde 2022, a rede municipal de educação de Salvador já distribui absorventes gratuitamente. Além disso, levamos informações às comunidades e escolas, orientando sobre essa questão”, completou Dinsjani.
Experiência – Com o sonho de cursar Medicina, a estudante Evellyn Menezes, de 18 anos, que participa do cursinho há quase dois anos com o apoio do IngreSSAr, comentou sobre o evento. “Fiquei surpresa e gostei bastante; tudo muito organizado e bem articulado. Comentei com uma amiga que foi uma surpresa agradável. O evento ofereceu atrações como música, o que ajudou a aliviar um pouco a tensão, especialmente com o Enem se aproximando. Gostei muito”, afirmou.
Ao lado de Evellyn, a estudante Ana Maria Rodrigues, também de 18 anos, mencionou a organização e a importância dos temas tratados. “O evento está com uma estrutura interessante, boas explicações e momentos de descontração, como as apresentações musicais. É sempre importante revisitar esses temas, pois muitas pessoas ainda enfrentam essa realidade”, contou.
IngreSSAr – O projeto municipal, voltado para jovens de famílias cadastradas no CadÚnico, oferece um curso pré-Enem totalmente gratuito, visando facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior com revisões e dicas específicas para o processo seletivo.