Aeroporto de Luís Eduardo Magalhães terá nome de Ondumar Marabá

Foto: TV Bahia | Policiais desembarcaram no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador

Desde o final do ano passado, o Aeroporto da cidade de Luís Eduardo Magalhães passou a ser denominado Ondumar Ferreira Borges. Trata-se de uma homenagem ao empresário popularmente conhecido como Ondumar Marabá, que nasceu no município de Edéia, em Goiás, mas construiu toda a sua história no Oeste da Bahia.

A Lei 14.786/2024, advinda de projeto de lei de autoria do deputado Antonio Henrique Jr. (PP), foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, no dia 5 de novembro de 2024.

Proposição foi apresentada por Antonio Henrique Jr
Proposição foi apresentada por Antonio Henrique Jr. |
Foto: Ascom/AgênciaALBA

Na justificativa do Projeto de Lei 24.738/2023, o progressista destacou a trajetória do homenageado, que chegou ao município baiano em março de 2003 e, meses depois, “já colocava em prática o seu senso de empreendedor, criando o Comercial Marabá, primeira empresa especializada em comércio atacadista de LEM em supermercados”. Também lembrou que, em 2008, Ondumar Ferreira Borges resolveu se candidatar a vereador, elegendo-se com 450 votos.

O legislador revelou ainda que, mesmo atuando no Legislativo municipal, o empresário continuou expandindo a atividade econômica do grupo, fundando, em março de 2010, na localidade de Jardim Paraíso, o Supermercado Supremo, atualmente Marabá Todo Dia. O deputado escreveu que, em 2012, “levantando a bandeira dos comerciantes e dos moradores das zonas rurais, o empresário conseguiu se reeleger para a Câmara de Vereadores, sendo convidado, em 2013, a assumir a Secretaria municipal de Indústria, Comércio e Serviços”.

Como gestor municipal – ressaltou o deputado – criou a Expolem, a Feira de Rua do Bairro Mimoso II, revitalizou a Feira do Bairro Jardim das Acácias e o Mercado Público Municipal, no bairro Santa Cruz. O parlamentar anota que, em 25 de setembro de 2014, em plena campanha a deputado estadual, o empresário Ondumar Marabá, junto com sua esposa Miriam Borges e seu amigo, pastor Adail Martins, morreram vítimas de acidente de carro.

Ao finalizar o documento, Antonio Henrique Jr. diz que “pelo legado de dedicação, amor, competência e responsabilidade para com o povo de Luís Eduardo Magalhães, considera justo e merecido que o aeroporto da cidade passe a ser chamado Aeroporto Ondumar Ferreira Borges”.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Back To Top