Centenas de fiéis estiveram às portas da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, na manhã deste domingo (08/12), para celebrar a padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição. A programação contou com uma missa solene presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, cardeal Dom Sérgio da Rocha, seguida da tradicional procissão.
Neste ano, o tema das celebrações é “Festejando a Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebramos 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição rumo ao Jubileu de Esperança’. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), participou das celebrações ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos.
A procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim, Santa Dulce dos Pobres e São José percorreu as principais ruas do bairro Comércio, retornando para a Basílica.
Dom Sérgio da Rocha destacou os 170 anos do Dogma da Imaculada Conceição, celebrados em 2024. “Mais uma vez, é uma grande alegria de celebrar essa festa tão querida de todo o povo baiano, nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira de todos nós, é claro que é sempre uma manifestação cultural de rara beleza, mas é, acima de tudo, uma manifestação religiosa da fé que está no coração de cada um de nós, da devoção à Mãe de Jesus e nossa Mãe, Nossa Senhora da Conceição da Praia”, disse.
Programação
A festa da padroeira da Bahia começou no último dia 24, com uma celebração eucarística. A Solene Novena foi realizada de 29 de novembro a 7 de dezembro. Diariamente, neste período, foram celebradas missas – com exceção do dia 5, quando ocorreu a Vigília do Apostolado da Oração – e celebrações eucarísticas.