Na manhã desta sexta-feira (06/12), a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) deflagrou a operação “Estética Legal” no bairro de Itapuã, em Salvador. O objetivo foi combater a realização de procedimentos estéticos ilegais e proteger os consumidores contra práticas irregulares.
A investigação descobriu que uma clínica estava oferecendo um tratamento chamado “soroterapia”. O procedimento não tem autorização para ser feito com fins estéticos, pois envolve a aplicação intravenosa de substâncias. Com isso, só pode ser realizado por médicos e em casos específicos, como no tratamento de problemas de absorção de nutrientes.
No local, que estava sendo administrado por uma enfermeira, foram encontrados materiais usados exclusivamente por profissionais da saúde em procedimentos invasivos. Diante disso, a Vigilância Sanitária foi chamada para avaliar as condições do local e tomar as medidas necessárias.
A operação resultou na abertura de um inquérito policial e na notificação dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) e de Medicina (CRM), que agora acompanharão o caso.