A natureza é uma dádiva do universo que está presente o tempo inteiro ao redor das pessoas. Trazer um pedacinho desse verde para dentro de casa pode ser muito benéfico e prazeroso para quem está disposto a cuidar de plantas. Sejam elas medicinais, ornamentais, aromáticas, frutíferas, entre tantas outras, as espécies estão disponíveis para trazer mais saúde, conforto e bem estar para a rotina das pessoas.
A reportagem do Acorda Cidade encontrou o personal trainer, Paulo Andrade, em uma loja adquirindo algumas plantinhas para sua casa. Ele revelou porque passou a cuidar de plantas em sua residência.
“Eu passei a cuidar de planta há alguns meses e notei que é um passatempo muito bacana, você acaba investindo o seu tempo, você se acalma mais, acaba levando o hobby até um pouco mais a sério. Muda a decoração da casa, dá uma alegria ao ambiente, o ambiente fica mais à vontade”.
Paulo cultiva uma variedade interessante de plantas como Rosas do Deserto, Samambaias e Jiboias. Para ele, além da decoração, elas trazem ar fresco, sombra e paz ao ambiente.
“O ar fica mais puro, fica um ambiente mais fresco. Fica mais bonito, o ambiente fica mais agradável até numa sala, no quintal, na frente de casa, onde puder botar planta, pode botar”.
As plantas são usadas desde os primórdios pela medicina em favor do homem. Elas alimentam e nutrem os seres humanos e animais, trazendo saúde, cor, vida e um bom astral.
Quem também entende sobre o cultivo de plantas é o vendedor Carlos Alberto Oliveira Amorim, que tem uma loja de plantas de todos os tipos e tamanhos. Ao Acorda Cidade ele destacou o quanto é maravilhoso ter a natureza por perto.
O vendedor também indicou quais verdinhas são boas para melhorar o ar em locais mais restritos.
“A citronela é bom para o ambiente dentro de casa que ela serve até como um inseticida natural. Ela se transforma naquele perfume que é bom para espantar muriçocas e mosquitos. O pessoal corta ela todinha, bota os pedacinhos no ambiente da casa, que ela solta aquele arzinho. Tem gente que bota até dentro do álcool e bate pulverizando, já que ela solta tipo um inseticida natural ótimo, sem trazer problema nenhum para a sua saúde”.
Para o ambiente de dentro da casa ele também recomenda as zamioculcas, bambu da sorte e lírios da paz. Para fora das residências, em varandas e quintais com sombra, coqueirinhos, também chamadas de palmeiras, são uma boa indicação.
Em locais com pouca luz, cactos e suculentas podem ser adquiridas.
“De 15 em 15 dias, tirar elas de dentro de casa, bota para tomar um sol, um arzinho, mas elas aguentam ficar dentro de sala e até no quarto”.
Plantas que ajudam a melhorar o humor são rosas do deserto e orquídeas, aquelas com cores e flores que podem alegrar o dia, explicou o vendedor.
Trabalhando há 8 anos no ramo, Carlos explica que os preços variam de acordo com cada estabelecimento. Mas ele reforçou que sempre vale a pena fazer esse investimento para o lar.
Veja algumas dicas de podem te ajudar a cuidar das plantas em casa
Primeiramente, é importante reconhecer as plantas como um ser vivo que necessita de cuidados especiais, principalmente porque vão crescer fora do seu habitat natural, que é a natureza. Por isso, procure saber sobre as características da planta que deseja cultivar. Investigue se ela consome pouca água, a quantidade de sol e de nutrientes ela precisa para viver bem.
A partir daí, você já pode buscar criar a sua plantinha seguindo regrinhas básicas, baseadas no que você já conhece sobre elas.
- Realize podas de folhas danificadas.
- Deixa as plantas com a luz solar suficiente, por exemplo, um bom lugar para vegetais são espaços com luz do sol em abundância.
- Ventos fortes podem machucar as folhas, por isso, fique atento.
- Água também não pode faltar.
- Assim como, a mudança de espaço. Se você perceber que sua plantinha quer migrar, que o vaso já não suporta mais, talvez seja a hora de expandir ou realizar as podas necessárias.
- Busque colocar adubos naturais, como uma boa casca de ovo.
A loja de plantas da reportagem fica localizada na Rua Arivaldo de Carvalho, no bairro Sobradinho, em Feira de Santana.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram