Argentina captura mais um foragido do 8/1; ele queria fugir para a Cordilheira dos Andes

A polícia Argentina encontrou mais um condenado por invadir a sede dos três poderes, em Brasilia, no dia 8 de janeiro de 2023. A prisão é a quarta no país e ocorreu na terça-feira (19), embora só tenha sido divulgada nesta sexta (22/11).

Conforme a Folha de S. Paulo, Joel Borges Correa foi preso quando estava a caminho da Cordilheira dos Antes, para tentar fugir para o Chile. Ele estava vivendo em Buenos Aires e foi detido pela Polícia Federal na turística El Volcán, na província argentina de San Luis, ao parar em uma blitz. Ele tinha uma mala com roupas no carro.

No Brasil, Correa foi condenado a 13 anos e seis meses de prisão. Com ele, vai a quatro o número de foragidos detidos por diferentes órgãos de segurança argentinos após a 3ª Vara Federal, sob comando do juiz Daniel Rafecas, emitir mandados de prisão contra 61 deles.

A maioria deles solicita refúgio na Argentina, um processo tradicionalmente lento para análise. Afirmam, como justificativa, que são perseguidos políticos no Brasil. Até meados de outubro passado, 185 brasileiros haviam pedido refúgio na Argentina. Para efeitos de comparação, em 2023 foram apenas 3.

Os detidos permanecerão presos até que uma audiência para avaliar a extradição seja feita, e ainda não há datas marcadas. Eles poderão —e tudo indica que irão— recorrer à Corte Suprema de Justiça.

Além de Joel Borges Correa, os outros três detidos na Argentina são Wellington Luiz Firmino (condenado a 17 anos de prisão), Joelton Gusmão de Oliveira (também a 17 anos) e Rodrigo de Freitas Moro Ramalho (14 anos). Como Correa, Wellington Firmino também foi detido enquanto tentava fugir para o Chile.

Back To Top