Dia Mundial de Conscientização do Diabetes: CADH realiza ação social para a comunidade

AÇÃO SOCIAL CADH DIA DO DIABETES
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Centro de Atendimento ao Diabético (CADH), em Feira de Santana, realizou durante a manhã desta quinta-feira (14) uma ação social com exames gratuitos para a população, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Diabetes, comemorado hoje. Foi disponibilizado exame do Fundo do Olho para os pacientes diabéticos, atendimento de odontologia, além de atendimentos com médicos e enfermeiros.

AÇÃO SOCIAL CADH DIA DO DIABETES
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Andréia Silva, coordenadora do CADH, destacou que esse é um dia voltado para a conscientização das pessoas acerca do problema de saúde pública que é o diabetes. Segundo ela, os profissionais orientaram os pacientes sobre o controle e prevenção da doença para uma melhor qualidade de vida.

AÇÃO SOCIAL CADH DIA DO DIABETES
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O diabetes é quando o indivíduo está com açúcar muito elevado, acima de 126. É muito importante o paciente realizar exames laboratoriais frequentes para estar acompanhando como está a evolução da sua glicemia. É importante que todo usuário vá a seu posto de referência para fazer uma avaliação e ser solicitado exames clínicos básicos, aquele famoso check-up, para poder estar avaliando. O paciente tendo o diagnóstico de diabetes e tendo as complicações, aí o posto de saúde já faz esse encaminhamento para a nossa unidade”, informou.

AÇÃO SOCIAL CADH DIA DO DIABETES
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com a coordenadora do CADH, até o dia 31 de outubro foram cadastradas 3.054 pessoas na unidade. Ela explicou que o atendimento é multiprofissional, devido ao critério de atendimento e de admissão, que é o paciente possuir complicações do diabetes, a exemplo de pessoas com a retinopatia diabética e nefropatia diabética.

Jussara Rios
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A professora aposentada, Jussara Rios, é diabética há 14 anos e faz acompanhamento no CADH. Hoje ela esteve presente na ação. “A atenção aqui é muito boa, sempre sou muito bem acolhida. Minha glicemia está controlada e faço o acompanhamento aqui. Os profissionais conversam, dão orientações sobre como se cuidar para a gente poder viver em paz com o diabetes”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top