Serviço de remoção de abelhas tem aumento de solicitações durante a primavera; animais capturados são doados

Enxame de abelhas - Foto - Freepik
Foto: Freepik

O secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, informou ao Acorda Cidade que as solicitações para remoção de enxames de abelhas, tem aumento significativo durante a primavera, meses mais quentes em que as abelhas fazem migração.

De acordo com o secretário, o serviço passou a ser disponibilizado pela prefeitura, após o Corpo de Bombeiros deixar de fazer essa captura em Feira de Santana. Ele afirma que o objetivo é dar segurança à população e manter vivos esses animais, na sua totalidade, e diz que o serviço está com uma boa procura.

Secretário Alexandre Monteiro
Secretário Alexandre Monteiro | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Ouvíamos sempre as reclamações onde as pessoas falavam sobre os enxames de abelhas que estavam colocando em risco a vida de pessoas. Sensíveis a esse problema, nós iniciamos o processo de captura de forma técnica, contratando uma empresa que tem capacidade técnica para fazer essa retirada e temos algumas parcerias com associações de apicultores de Feira de Santana, para onde fazemos a doação das abelhas, com objetivo delas produzirem mel e gerar emprego e renda”, destacou.

O serviço já está funcionando e as solicitações podem ser feitas através do aplicativo Feira Conectada e através do WhatsApp da secretaria de Agricultura que é o (75) 99119-6153.

O secretário falou ainda sobre o importante papel das abelhas. Segundo ele, dados mostram que para uma abelha produzir um litro de mel, ela tem que visitar 250 mil flores.

“Elas são as maiores polinizadores da natureza e fazem um trabalho perfeito para a natureza, se não fossem elas, não teríamos frutas. Elas são fundamentais e é necessário a preservação delas”, disse.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top