Samba da Bahia em destaque nos filmes exibidos no Cine Noise desta sexta (8)

Cine Noise
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (8), a Casa Noise recebe mais uma etapa do projeto Cine Noise, a partir das 19h30, com a exibição de dois filmes. As produções são do diretor Pedro Abib e trazem narrativas sobre o universo do samba na Bahia. A entrada é gratuita.

O filme “Batatinha e o Samba Oculto da Bahia” foi escolhido para abrir a noite. Oscar da Penha, mais conhecido como Batatinha, é um dos maiores sambistas do nosso estado e de todo Brasil.

A produção audiovisual presta homenagem a este grande artista, desvelando aspectos da vida, composições, parceiros de Batatinha e um pouco da Bahia profunda com seus personagens únicos.

Na segunda sessão será exibido “Viola Machete: Tradição do Samba Chula do Recôncavo”. O filme registra depoimentos de mestres e luthiers de Viola Machete, o instrumento símbolo de uma das mais importantes manifestações culturais do Recôncavo Baiano: o Samba Chula.

Cine Noise
Foto: Divulgação

Cine Noise

O projeto exibe de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras baianas e difundindo a produção do estado no campo musical e do audiovisual. As exibições foram iniciadas em setembro e se estenderão pelos próximos meses.

Cine Noise
Foto: Divulgação

Essa ação também promoveu a adequação física do espaço cultural Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo as devidas condições de acessibilidade.

A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes de unidades escolares da rede estadual de ensino em Feira.

O projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top