Estudantes de Camaçari estão reunidos na Via Parafuso, nesta segunda-feira (4), em uma manifestação contra a suspensão do transporte universitário gratuito, medida anunciada recentemente pela Prefeitura. A interrupção do serviço afeta diretamente os estudantes que dependem desse transporte para se deslocarem até universidades em Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho.
A decisão ocorre após o atual prefeito, Elinaldo Araújo, ter perdido as eleições municipais através do seu candidato, o que resultou também em cortes de funcionários em setores essenciais, impactando o funcionamento de serviços básicos, como as unidades de saúde.
Em nota, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação do Transporte Universitário (CTU), ligada à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), afirma que o Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU) ficará suspenso por 60 dias. A partir desta segunda-feira, o serviço de transporte gratuito está desabilitado em todos os períodos do dia, afetando as rotas para instituições de ensino superior nos municípios vizinhos.
A prefeitura justifica a suspensão como uma medida necessária para ajustes orçamentários, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000). A administração orienta que estudantes com dúvidas sobre o programa TSTU entrem em contato com a CTU, pelos telefones (71) 3622-7711 para a sede e (71) 3622-8213 para a Costa.