Não procedem as informações que circulam em grupos de WhatsApp, neste sábado (02/11), sobre uma eventual demissão do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.
Apuração do Informe Baiano com o alta cúpula da gestão estadual revelou que o chefe da PM realmente participou de um encontro com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), mas o tema foi, exclusivamente, medidas pontuais na área da segurança pública. Consequentemente, também está descartada a informação que o coronel Antônio Magalhães seria nomeado nos próximos dias como novo comandante da corporação.
A fonte do IB disse ainda que Coutinho só deverá deixar o cargo no ano que vem, provavelmente em fevereiro ou após o carnaval, e com todas as honras militares, pois promoveu um “trabalho exemplar”, apesar das dificuldades do dia-a-dia.
A expectativa agora é que em breve o ‘Caveira’ promova uma dança das cadeiras na instituição. Coronéis, tenentes-coronéis e majores mais próximos de Coutinho, e que estão exercendo atividades no interior, deverão ficar mais próximos. O comandante da região Norte, coronel Wildon, por exemplo, vai ter uma nova missão. Haverão ainda mudanças significativas em setores chaves de operações, como os comandos Atlântico, Central e BTS. Além disso, a ideia é que as Rondesp’s, os batalhões Patamo, Gemeos e Apolo, fiquem ainda mais combativas.