O deputado Antonio Brito (PSD-BA), candidato à presidência da Câmara para o mandato de 2025, se reuniu nesta terça-feira (29) com a bancada do PT em busca de apoio. O partido, que conta com a segunda maior representação na Câmara, com 68 deputados, pode ser crucial na disputa pela liderança da Casa.
Após o encontro, Brito reforçou sua posição como “candidato do consenso” e destacou seu diálogo com parlamentares de todos os espectros políticos — direita, esquerda e centro. “O consenso é buscar pautas comuns a todos e colocar em votação com previsibilidade”, afirmou.
Brito também aproveitou para criticar a postura do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que declarou apoio ao candidato Hugo Motta (Republicanos-PB). “Sempre me posicionei firme com a Casa. O presidente [Arthur Lira] sinalizava com um candidato [Elmar Nascimento], agora é um outro já declarado [Hugo Motta]”, comentou Brito, em uma indireta à mudança de apoio de Lira.
Após a conversa com Brito, integrantes do PT também se reuniram com Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que recentemente se aliou ao candidato do PSD como parte de uma estratégia para contrapor a candidatura de Hugo Motta. Inicialmente, Nascimento era considerado o favorito de Lira para a sucessão, mas perdeu espaço quando o líder do Republicanos, Motta, ganhou apoio após a desistência de Marcos Pereira em favor de uma candidatura com menos resistência.
ELMAR DISPARA CONTRA LIRA: “Quem não tem palavra, não lidera”