Entre janeiro e setembro deste ano, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) registrou 747 ocorrências de furtos de hidrômetros em Feira de Santana, sendo que no mesmo período do ano passado, o número foi de 505. Em todo o ano de 2023, foram registrados 760 casos.
De acordo com a Embasa, os bairros com maior número de furtos são, São João, com 165 casos, Centro de Feira de Santana, com 132 e o bairro Tomba com 83 ocorrências.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Na manhã desta segunda-feira (28), a reportagem do Acorda Cidade foi chamada pelos moradores da Rua Torres, que fica próxima da Avenida Getúlio Vargas, para reclamarem da situação que assusta, tanto aos moradores quanto aos comerciantes da região. Três hidrômetros foram furtados na noite de domingo (27) e, toda a ação, foi flagrada por câmeras de segurança.
O repórter fotográfico Jorge Magalhães informou que a prática dos vândalos está sendo constante na região.
“Tem sido constante, não só esta parte aqui de hidrômetros, mas arrombamentos em casas comerciais, clínicas aqui perto. Há mais ou menos um mês, o marginal pulou dentro da clínica, caiu em cima do aparelho de ultrassonografia dando prejuízo ao rapaz em torno de 200 mil. As trincheiras da Maria Quitéria com a Getúlio Vargas, a fiação que a prefeitura coloca, eles roubam. A maioria dessas empresas possuem câmeras de segurança e eles não ligam, não estão nem aí. Constantemente a Polícia Militar está passando por aqui, constantemente a Guarda Municipal está passando por aqui, porém é aquela situação, vai preso e quando menos espera, o cara está circulando aqui novamente. Acredito que seja necessário rever essa questão de audiência de custódia, já virou rotina para eles”, afirmou.
Para Jorge, o furto dos hidrômetros, tem como objetivo vender o material que é de cobre.
“Pelo que a gente viu e escutou muitos comentários, a maioria deles são antigos, eles são feitos de cobre, eu acho que o pessoal da Embasa hoje já estão mudando, colocando de plástico, justamente para evitar isso, mas a maioria que tiver de cobre eles levam”, apontou.
Ao Acorda Cidade, a Embasa informou que o crime de furto de hidrômetros vem acontecendo com frequência na cidade de Feira de Santana e, orientou que, o proprietário deve entrar em contato solicitando a reposição do equipamento.
Além do prejuízo financeiro para a Embasa, devido à necessidade de reposição dos equipamentos, o crime também provoca transtornos aos moradores, como vazamentos e falta d’água, sobretudo em imóveis sem reservatório.
Ao perceber que o hidrômetro foi furtado, a primeira ação a ser tomada é entrar em contato imediatamente com a Embasa, pois geralmente o local fica com vazamento. Dessa forma, a Embasa faz a reposição do hidrômetro no menor tempo possível. Também é fundamental fazer uma denúncia na Polícia, registrando um Boletim de Ocorrência, para que não haja custos para o usuário pela reposição do hidrômetro.
Para denunciar furtos de hidrômetros, entre em contato com a Embasa pelos seus canais de atendimento:
– Call Center (ligação gratuita: 0800 0555 195;
– WhatsApp (71) 9717 0999
– Agência Virtual, no site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br
– Atendimento presencial no SAC Rodoviária
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram