O Governo da Bahia destinou uma carreta odontológica para oferecer serviços a estudantes das redes estaduais e comunidades escolares através do Projeto Saúde Mais Perto.
Uma das carretas esteve no Colégio Estadual Santo Antônio e a outra no Colégio Luís Eduardo Magalhães, desde o dia 16 de outubro até o último sábado (26).
Nesta segunda-feira (28) o serviço chegou ao Instituto de Educação em Tempo Integral Gastão Guimarães e também no Centro de Saúde do Território Baiano. O Odontomóvel segue até o próximo dia 9 de novembro. Aos domingos não haverá atendimento.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Os serviços prestados incluem: limpeza, extração, canal, raspagem de tártaro, restauração, obturação, cirurgia bucal, exame radiológico, aplicação de flúor e tratamento de doenças da gengiva. Para aproveitar, bastar levar o RG e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Alunos menores de idade precisam apresentar um termo de consentimento dos pais. Os horários de atendimento vão de 07h30 até as 16h30.
O paciente é atendido no serviço uma vez e, se necessário, o dentista agendará um retorno à unidade móvel para a realização de outro procedimento.
O objetivo do projeto é promover saúde bucal aos estudantes da rede pública, já que muitas vezes, devido à dinâmica acelerada ou à limitação de recursos financeiros, por exemplo, esses cuidados são negligenciados.
“O atendimento é gratuito. São sete profissionais à disposição, todos qualificados com mais de cinco anos de formação, excelentes profissionais”, destacou Darlan da Silva Neves, funcionário do Saúde Mais Perto.
Em entrevista ao Acorda Cidade, ele explicou que, mesmo sendo feriado do Servidor Público nesta segunda (28), o atendimento já retornou hoje, como estava previsto no calendário.
“Hoje, como é feriado no colégio, a gente abriu aqui para a comunidade escolar, que são os pais dos alunos, funcionários do colégio, até como forma de ajudar, já que a gente entende que, na maioria das vezes, postos de saúde não têm muitos materiais ou profissionais disponíveis. Então, a gente acaba ajudando com essa oportunidade”.
Segundo Darlan, embora a prioridade sejam os alunos da rede estadual, a comunidade também tem acesso ao serviço, mas apenas no dia de abertura.
Darlan ainda explicou sobre o serviço itinerante que não atende apenas a região Feira de Santana. De fevereiro até agosto, já foram atendidos 50.835 estudantes de 322 unidades escolares, localizadas em 115 municípios baianos.
“Atende outras cidades da Bahia. Esse é um projeto do governo do Estado, e somos uma equipe terceirizada contratada para promover essa movimentação nas escolas estaduais. São sete consultórios odontológicos dentro da carreta. Então dá para atender bem a comunidade. É um serviço de qualidade, é muita tecnologia lá dentro, proporcionando o melhor para o atendimento”, acrescentou.
Com informações da estagiária Beatriz Rosado e do repórter Ney Silva, ambos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram