Estudantes pesquisam a conexão entre radialistas e ouvintes da Rádio Sociedade News

Estudantes pesquisam a conexão entre locutores e ouvintes da Rádio Sociedade
Foto: Rafaela Paim/Acorda Cidade

Na manhã desta quinta-feira (24), o programa Acorda Cidade, transmitido pela rádio Sociedade News FM, recebeu estudantes do curso de Jornalismo da Unifat. Os universitários compartilharam detalhes sobre o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estão desenvolvendo, com o tema “O estudo do rádio e a dinâmica relacional entre ouvinte e locutor.”

O porta-voz do projeto foi o estudante Júlio Gomes, que explicou que ele e a equipe, composta por Fernanda Peleteiro, Brenda Filho e Robson Nascimento, estão cursando o 8º semestre, a última etapa, em que é preciso realizar o TCC.

“Como todo final de graduação, a gente tem o nosso projeto final, o TCC, e dentro da nossa dinâmica, nossa vivência, estamos fazendo um estudo do rádio. Quisemos entrar nessa dinâmica e escolhemos tratar exatamente sobre essa relação que é construída entre o locutor, o âncora de um programa, e o ouvinte, que está lá do outro lado”, explicou Júlio.

Rádio Sociedade News
Foto: Thiago Santana

O projeto de pesquisa foca na análise de três programas emblemáticos da Rádio Sociedade, que tem mais de 70 anos de história em Feira de Santana. Entre os programas estudados estão o próprio Acorda Cidade, comandado por Dilton Coutinho, o Programa da Manhã com Tanúrio Brito e o Amigos do Evangelho, de Lourdes Rocha.

“Estamos analisando o programa Acorda Cidade, a relação que Dilton construiu com Feira de Santana a partir desse programa, e também o Tanúrio Brito, que vem logo em seguida. E o programa de Lourdes Rocha, Amigos do Evangelho, sempre no finalzinho da noite, trazendo essa mensagem de evangelização, de acolhimento para os ouvintes da Rádio Sociedade.”

A interação entre o público e os locutores é um ponto central do projeto. Júlio destacou como exemplo a fidelidade dos ouvintes do programa Acorda Cidade com o apresentador Dilton e toda a sua equipe.

Estudantes pesquisam a conexão entre locutores e ouvintes da Rádio Sociedade
Júlio Gomes | Foto: Rafaela Paim/Acorda Cidade

“Hoje pela manhã, estávamos acompanhando desde o início do programa, e a gente brincava nos intervalos sobre como os ouvintes do Acorda Cidade têm essa fidelidade com o programa, de mandar mensagem para o Dilton, de ligar para a rádio, de ter essa interação. E é exatamente isso que o nosso projeto propõe: entender como essa relação é construída, com muito afeto e credibilidade, porque eles acreditam no que o programa traz, na fala do Dilton, dos jornalistas aqui presentes, dos repórteres na rua. Então, é com base nessa credibilidade, nessa confiança que é construída através das ondas sonoras do rádio, que a gente vai construir nosso projeto de pesquisa, que também será um programa de rádio”, explicou.

Na oportunidade, Júlio convidou o radialista Dilton Coutinho para participar do programa de rádio que eles estão desenvolvendo, o qual deverá ser o produto do TCC.

Ao longo da entrevista, Júlio também destacou o carinho e respeito que ele e os colegas têm pelo rádio e pela própria Rádio Sociedade, escolhida como objeto de estudo por ser uma das mais tradicionais da região. Ele fez questão de destacar que cresceu ouvindo a Rádio Sociedade e que seu pai, Eraldo, é um ouvinte assíduo de todas as manhãs do Acorda Cidade.

Dilton Coutinho no programa Acorda Cidade
Foto: ACM

“A Rádio Sociedade, por ser pioneira em Feira de Santana e por trazer esses programas que têm tanta relação com o ouvinte, cria uma proximidade tanto com o programa quanto com o site e os outros programas que vamos estudando. O Tanúrio, que é um decano do rádio, tem o Programa da Manhã há mais de 20 anos na Rádio Sociedade, e Lourdes, que vem como mulher à frente do setor religioso da rádio há 20 anos, continua sendo uma das vozes femininas mais importantes de Feira de Santana, em um nicho que é muito específico, majoritariamente assumido por homens. Ela se destaca com o programa Amigos do Evangelho, assumindo o departamento religioso”, destacou Júlio.

Além da tradição e do legado que os programas da Sociedade carregam, os estudantes contaram que muitas das escolhas surgiram também pelas experiências com o gênero rádio, que cada um desenvolveu na trajetória acadêmica e profissional. “Foi muito pelas nossas experiências pessoais que trouxemos e unimos esse mesmo pensamento. Nós quatro, e estamos aí com esse ‘filho’ nascendo”, brincou.

Estudantes pesquisam a conexão entre locutores e ouvintes da Rádio Sociedade
Foto: Rafaela Paim/Acorda Cidade

Júlio também falou sobre as experiências profissionais da equipe que se conectam diretamente à emissora, afinal, os quatro são “crias do rádio”. Há quatro anos, ele iniciou sua carreira no Programa Amigos do Evangelho; já Robson trabalha com o radialista Jorge Bianchi. Brenda Filho fez parte da equipe do Acorda Cidade por dois anos, e Fernanda também segue os mesmos caminhos na rádio com Lourdes Rocha.

Júlio, que já trabalha como produtor há dois anos na TV Subaé, afiliada da Rede Globo, destacou o incentivo que teve da radialista Lourdes Rocha para seguir crescendo na área.

“Ela me incentivou muito a cursar a graduação. Quando consegui passar no meu último vestibular, a primeira pessoa com quem falei foi com ela. Então, essa relação é construída aqui na Rádio Sociedade através do rádio. Mesmo estando na TV, fiquei um ano fora do programa por conta da dinâmica entre TV e faculdade”, contou.

Rádio Sociedade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ele ainda agradeceu a toda a família da Rádio Sociedade, em nome dos quatro estudantes, destacando o papel essencial da rádio na carreira deles.

“Tudo passou pela Rádio Sociedade e tem sido construído ao longo da nossa carreira profissional. Brenda teve experiência com o Acorda Cidade, o Robson, eu e Fernanda também. A Rádio Sociedade é o nosso celeiro. Estamos muito contentes”, finalizou Júlio.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top