Banda de Fanfarra do Colégio Georgina Erismann conquista título de Campeão Baiano Invicto

Banda de Fanfarra, Bamcegme
Foto: Arquivo Pessoal

A Bamcegme, Banda de Fanfarra do Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, em Feira de Santana, alcançou um marco histórico em 2024 ao conquistar o título de Campeão Baiano Invicto Musical Nível 6. Após 26 anos de dedicação e participação em concursos, a vitória chegou com muito esforço e superação, tornando-se um motivo de grande orgulho para toda a comunidade escolar. A banda, que há anos vinha batalhando para alcançar esse feito, agora celebra seu lugar no topo.

Banda de Fanfarra do Colégio Georgina Erismann conquista título de Campeão Baiano Invicto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A professora Iraneia Ferreira Leite destaca a importância do processo até chegar à vitória. Ela afirmou ao Acorda Cidade que até chegar a esse título, os alunos passaram por todo um processo de aprendizagem e autoconhecimento. “O mais importante não é título, é o processo, tudo que eles aprenderam, como conviveram, as dificuldades superadas, a autoconfiança, a melhoria da autoestima, eles entendem que são capazes”, afirmou.

Segundo a professora, a banda nasceu na escola há quatro anos através de um programa do governo para estimular a criação de fanfarras escolares. “Com o programa, trouxemos professores para ensinar as técnicas de uso dos instrumentos, de compasso, de ritmo, professores de coreografias. Com o tempo fizemos os nomes, as fardas e aos poucos foi ganhando corpo. Muitos alunos se interessam por essa área musical e a banda foi crescendo junto com a escola”.

Banda de Fanfarra do Colégio Georgina Erismann conquista título de Campeão Baiano Invicto (2)
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ela lembra que até chegar ao Campeonato Baiano de Fanfaras, os alunos participaram de outros campeonatos em escolas e desfilaram nos três últimos anos no 7 de Setembro. Oportunidades em que eles ganharam maturidade emocional.

“Agora avançamos mais um degrau e participamos do campeonato baiano. Passamos na primeira fase como campeões. Na segunda fase saímos também campeões e fomos para a final com muita confiança. Os meninos estavam acreditando muito e veio o título para consagrar. Agora a gente quer continuar avançando com outros alunos nesse projeto”.
Vinicius Ferreira Soares Silva é o regente da banda. Ele afirma que nessa conquista estão envolvidos empenho e dedicação, com muito treino diário. “A gente começou a ensaiar todos os dias, foi muita luta e conseguimos esse título. A gente participou de algumas etapas até alcançar o Baiano. Depois de 26 anos Feira de Santana voltou a ganhar esse título e é um orgulho grande”.

Banda de Fanfarra do Colégio Georgina Erismann conquista título de Campeão Baiano Invicto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O regente lembra que no início não tinha instrumentos e conta como foram as estratégias para ganhar esse título. “A gente correu atrás de instrumental, que a gente não tinha, trouxemos pessoas de fora para ajudar nas técnicas da banda, implementamos uma música mais complexa com mais elaborações técnicas. Esse foi nosso primeiro ano em concurso e é muito satisfatório pra mim esse resultado”, comemorou.

O aluno Kauan de Jesus de Santos Souza, de 18 anos, não escondeu a felicidade ao exibir o troféu da vitória. Ela olha para o início e se orgulha de toda construção até o momento. “A gente viu a banda com nada, a gente fundou essa banda, viu a banda com muito aluno para pouco instrumento, viu a banda sem alunos, e hoje a gente teve a honra de pegar um troféu de campeão baiano invictos, com instrumentos nossos, com colegas nossos que estavam com muita vontade de tocar com a gente. Isso é muito orgulho”, destacou.

Banda de Fanfarra do Colégio Georgina Erismann conquista título de Campeão Baiano Invicto
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Kauan afirma que a banda entrou na competição com muita garra e com vontade de vencer. “A gente entrou pra ganhar. Todos os eventos, campeonatos, amistosos, tudo a gente entra pra ganhar. Eu tenho orgulho de saber que o trabalho valeu a pena, todo dia da semana a gente estava aqui ensaiando e a gente foi recompensado com a vitória”, disse.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top