A Assembleia da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) aprovou, na desta desta segunda-feira (23), a suspensão do estado de greve e a assinatura do acordo com o governo estadual.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O acordo aprovado prevê um reajuste salarial de 4,7% a partir de janeiro de 2025, seguido de mais 2% em julho do mesmo ano. Para 2026, está acordado um reajuste de 4,5% em janeiro e mais 2% em julho.
A Assembleia contou com a presença de 172 docentes que assinaram a lista de presença. A votação contou com ampla maioria favorável ao acordo, com 118 votos a favor, 18 pela deflagração da greve e sete abstenções.
Apesar da aprovação, o movimento docente continuará em negociações para tratar de pautas pendentes, como a promoção de carreira, o adicional de insalubridade e o fim da lista tríplice para a escolha de reitores.
O diretor da Adufs, Elson Moura, publicou um vídeo nas redes sociais da associação, na qual ele comentou sobre os resultados da assembleia e os próximos passos: “Essa proposta foi aprovada por ampla maioria, o que significa dizer que estamos suspendendo o estado de greve, vamos assinar o acordo e continuar mobilizados. Temos uma data pré-agendada para discutir promoção na carreira, no dia 15 de outubro, e também vamos tratar da insalubridade e da lista tríplice.”
Ver essa foto no Instagram
O movimento docente segue atento às negociações e reforça a importância de permanecer mobilizado para garantir os demais direitos reivindicados.
Enquanto isso, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram entrar em greve, optando por seguir um caminho diferente nas negociações com o governo estadual.
Leia também: Professores da Uneb aprovam greve por tempo indeterminado
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram