Após ser goleado por 4 a 1 na noite deste sábado (21/09) no Castelão, contra o Fortaleza, o Bahia vê suas chances de título e de vaga na Libertadores serem impactadas. Com apenas 0,09% de probabilidade de conquistar o título do Brasileirão, o Tricolor ainda busca uma vaga na competição continental.
Atualmente, o Bahia ocupa a sexta colocação com 42 pontos e possui 9,85% de chances de finalizar entre os quatro primeiros colocados, o que garantiria uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.
Além disso, o time tem 36,60% de probabilidade de terminar no G6, assegurando uma vaga na fase preliminar do torneio. Vale lembrar que a última participação do Bahia na Libertadores ocorreu há mais de três décadas, em 1989.
Ainda existe a possibilidade de novas vagas se abrirem, caso os campeões da Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores estejam entre os primeiros colocados no Brasileirão.
Essas chances são determinadas por modelos estatísticos desenvolvidos pelo economista Bruno Imaizumi, que analisa microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. A análise inclui características de 109.467 finalizações e resultados de 4.442 jogos do Campeonato Brasileiro, utilizando a métrica de expectativa de gol (xG), amplamente reconhecida internacionalmente, para medir a produtividade das equipes no ataque e na defesa.
“Estamos prontos para buscar a vitória”, diz Carpini: veja as chances do Vitória fugir do rebaixamento
MASTURBAÇÃO MENTAL: Ceni insiste no “esquema do toquinho” e Bahia é goleado
Vitória ganha do Juventude no Barradão e pode deixar o Z4