O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a Via Bahia deixará a concessão das BRs 116 e 324, rodovias administradas pela empresa desde 2014. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (21/09), durante uma coletiva de imprensa realizada no Hotel Livramento, em Vitória da Conquista.
Segundo o ex-governador baiano, o prazo final para que a Via Bahia chegasse a um acordo com o Governo Federal se encerrou na última quinta-feira (19/09), sem que as partes conseguissem uma solução. “Solicitamos que a Via Bahia deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. O Governo vai retirar a Via Bahia da concessão”, afirmou o ministro, destacando que a decisão será submetida ao Tribunal de Contas da União (TCU) para homologação. Caso o TCU aprove o processo, a empresa deve deixar a concessão até dezembro deste ano.
A Via Bahia tem sido alvo de críticas por não cumprir com as obrigações previstas no contrato, como a duplicação das estradas baianas, um dos principais motivos que levaram à decisão do governo.
Com a saída da Via Bahia, o Governo Federal deve assumir obras de melhorias nas BRs 116 e 324, que serão iniciadas nos primeiros meses de 2025. “Vamos preparar uma nova concessão, mas enquanto isso, nós vamos fazer os investimentos necessários nas rodovias”, disse Rui Costa.