Os serviços de pediatria do Hospital da Mulher, em Feira de Santana, serão expandidos a partir do mês de outubro. A informação é da presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, durante o 5º Mutirão de Pediatria realizado na manhã deste sábado (21).
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Vamos aumentar os atendimentos com a implantação de novas especialidades como oftalmopediatria, otorrinopediatria, alergista pediatra e também vamos aumentar mais três pediatras gerais, mais um neuropediatra, que atualmente são dois e vai passar a ser três”, informou.
De acordo com Gilberte, existe uma grande demanda para atendimentos pediátricos em Feira de Santana, principalmente para especialidades. Além da ampliação dos serviços a partir de outubro, os mutirões também são realizados com o objetivo de ampliar a assistência à saúde infantil, oferecendo atendimento especializado para crianças com idades entre 0 e 13 anos, previamente agendadas.
Gilberte Lucas destacou ao Acorda Cidade a importância dessa ação, que atende, exclusivamente, pacientes de Feira de Santana. Ela informou que 10 profissionais pediátricos estiveram disponíveis para atender os pacientes nesta manhã.
“É uma ação que a gente já vem fazendo há algum tempo, importante para essa assistência. A gente sabe que a demanda por especialidades pediátricas é grande, então a gente vem fazendo esse mutirão uma vez ao mês. A gente já sabe quais especialidades têm maior demanda, como por exemplo cardiologista pediátrico, gastropediatra, neuropediatra, então a gente vem fazendo os mutirões para atender a essa demanda”, afirmou.
Segundo Gilberte, outros mutirões serão realizados e já existe fila de espera para os agendamentos, que serão realizados a partir do dia 5 de outubro. Cerca de 150 crianças devem ser atendidas, especialmente para especialidades pediátricas.
“A gente quer que essas crianças sejam atendidas de forma mais rápida e a gente consiga diminuir essa demanda reprimida. Cada especialidade tem uma quantidade técnica de atendimento e por isso a gente faz o agendamento prévio pra evitar uma fila grande e a gente não conseguir atender a demanda”, explicou.
A presidente da Fundação Hospitalar explicou ainda que os exames solicitados pelos médicos durante o mutirão já são agendados no local, que ainda disponibiliza o laboratório do Hospital da Mulher.
“Exames laboratoriais já são feitos aqui mesmo. A gente montou uma estrutura para atender da melhor forma e temos um projeto futuro pra fundação ir nos bairros com essa mesma estrutura. A ideia é atender a demanda”, explicou.
Para ser atendido no mutirão, são necessários documentos como cartão do SUS, identidade e comprovante de endereço. Além das consultas pediátricas, o mutirão disponibilizou diversão pra crianças e distribuição de lanches.
Cristina da Conceição Silva levou o filho de 3 aninhos, Cassiano da silva Bastos, para ser atendido por um médico pneumologista.
“Ele cansa, às vezes, e eu trouxe para a consulta com especialista. Fiquei sabendo desse mutirão na escola do meu filho e achei tudo bem organizado, gostei bastante”, afirmou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram