Médicas são homenageadas em evento na UnexMED

unex
Foto: Divulgação

Destacar a importância, o legado e a contribuição de duas médicas para a cidade de Feira de Santana. É com esse objetivo que a UnexMED de Feira de Santana promove, no próximo dia 18/10, quando se comemora o Dia do Médico, a partir das 18h, o evento Histórias de Excelência. Na ocasião, serão nomeadas as salas de aula 08 e 09, em homenagem à médica ginecologista, . Tânia Maria Mota e à médica pediatra, Dra. Nilma Lázara Santos, em memória.

O momento contará com a presença do corpo docente e discentes da UnexMED, familiares das homenageadas, além da comunidade médica de Feira de Santana. Tânia Mota, foi uma grande defensora dos cuidados com a saúde da mulher, responsável por lutar e disseminar a educação e informação sobre os cuidados com a saúde feminina e deixou um grande legado na família ao ter os seus passos seguidos pelos filhos, na Medicina. A ginecologia e obstetrícia passou a ser mais do que uma profissão, mas um amor que passou por gerações com a implantação da clínica da família.

“Desde o início da sua vida profissional, Tânia focou em trabalhar, se especializar e disseminar conhecimento sobre o câncer de colo de útero. Posso dizer que o trabalho dela fez a diferença para a diminuição desse tipo de tumor na cidade de Feira de Santana e nas zona rurais, de difícil acesso, em toda região. Ela trabalhou intensamente até chegar ao seu objetivo, mas tinha um outro lado, ela gostava de ensinar. Então, ter o nome dela em uma sala do curso de Medicina é reviver o trabalho, é deixar, para os futuros médicos, o rico legado de uma história de uma profissional que trabalhou com muito amor”, comentou emocionado Lamartine Mota, esposo e grande companheiro da homenageada.

Muito conhecida e renomada na cidade de Feira de Santana e região, a pediatra e gastropediatra, Dra. Nilma Lázara Santos fez e deixou o seu nome na história da Medicina. Atuou no Hospital da Mulher, no Banco de Leite do Hospital Geral Clériston Andrade, foi coordenadora da pediatria no Hospital Estadual da Criança, além da sua atuação como professora. Nilma foi a responsável pela implantação da residência médica no HGCA e partiu deixando muitas lembranças para os seus colegas e alunos.

Segundo o coordenador da UnexMED de Feira de Santana, Rinaldo Barros, este é um momento ímpar. “Trazer o nome dessas duas médicas que fizeram a diferença na saúde e educação de Feira de Santana foi uma bela iniciativa que tivemos para celebrar este dia 18 de outubro. Além do nosso corpo docente, nós sempre apresentamos profissionais que fizeram e fazem a diferença na nossa cidade e região. Tenho certeza que este momento ficará marcado na memória de todos(as) que estarão presentes. É muito mais do que uma homenagem, é mostrar que o legado profissional delas ainda está vivo, gerando frutos dentro da academia e servindo de inspiração para futuros profissionais médicos”, comentou Rinaldo Barros.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top