Serviço de Atenção Domiciliar garante assistência a mais de 1,2 mil pacientes em Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador vem garantindo em casa a continuidade do cuidado aos pacientes atendidos na rede. Trata-se do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que beneficia atualmente 1.208 pessoas em suas próprias residências por meio de um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação.

Com abordagens diferenciadas, o serviço é realizado por equipes formadas por médicos (as), enfermeiros (as), técnicos (as) em enfermagem e fisioterapeutas, que realizam o acompanhamento do paciente em todo o plano terapêutico no ambiente domiciliar até a alta médica.

O acesso à assistência domiciliar é realizado através da indicação da própria rede, como os serviços de urgência e emergência, hospitais e atenção básica, a partir de instrumento de elegibilidade padronizados, como explica Sheila Matos, gerente da Atenção Hospitalar do município.

“Para obter o serviço, é preciso atender aos critérios exigidos levando em conta aspectos clínicos e administrativos. Após avaliação, os pacientes receberão cuidados programados para a recuperação de infecções, traumas, descompensações de doenças crônicas ou cuidados paliativos. A iniciativa garante um atendimento de forma humanizada, beneficiando principalmente pessoas carentes da cidade; além de contribuir para reduzir o número de hospitalizações e a superlotação das UPAs”, afirmou.

À frente do SAD no Pronto Atendimento (PA) Edson Teixeira está o fisioterapeuta Mateus Viana, que destaca a importância do serviço. “O SAD vem possibilitando muitas coisas boas, e não só para os pacientes. Somos tomados de grande satisfação por atendermos pessoas carentes que necessitam de cuidados, mas não têm condições financeiras ou físicas de saírem de suas casas para esses atendimentos. Com certeza, esse atendimento domiciliar tem impacto muito positivo na vida de todos os envolvidos”, afirmou.

Antônia Lopes, beneficiada pelo serviço, conta que o atendimento tem sido um diferencial no seu dia a dia. “Primeiramente agradeço a Jesus Cristo e aos profissionais que Ele me enviou, com todo carinho e toda paciência. Eu nem aguentava levantar da cama por causa das dores, e hoje já até me visto sozinha após as sessões de fisioterapia. Não tenho nem palavras para agradecer”, declarou.

As famílias também comemoram a iniciativa. “Minha sogra tinha muita dificuldade de se locomover até dentro da própria casa e hoje já anda praticamente sozinha e consegue ter autonomia para várias outras atividades. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos; fisioterapeuta, motoristas, as técnicas… toda essa equipe maravilhosa. Parabéns, minha nota é mil”, agradeceu Crispim Ribeiro, genro de Antônia.

Mais sobre o SAD – O SAD funciona durante toda semana, em turno de 12 horas e em Salvador é composto por 23 Equipes EMAD (Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar) e três EMAP (Equipes Multiprofissionais de Apoio).

As UPAs municipais que contam com o serviço são: UPA Adroaldo Albergaria, UPA Hélio Machado, UPA São Cristóvão, UPA Santo Antônio, UPA San Martin, UPA Vale dos Barris, UPA Valéria, PA Alfredo Bureau, PA Edson Teixeira, PA Maria Conceição Magalhães e PA São Marcos e Hospital Municipal de Salvador.

A atenção domiciliar já é realizada na Estratégia Saúde da Família para os casos de menor complexidade. O SAD permite ampliar essa atenção aos pacientes com necessidade de cuidados individualizados até reabilitação e/ou alta.

Back To Top