Medalha de Ouro na primeira Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), promovida pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o professor José Fábio de Araújo Lima, do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, em Feira de Santana, já está em Xangai, na China, participando de um intercâmbio internacional.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
A oportunidade de troca de experiências técnicas e culturais, que está acontecendo no Centro de Educação para Professores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), foi a premiação pela conquista na OPMBr.
“Até aqui tem sido uma experiência incrível. Certamente, teremos muito a evoluir diante de tudo que estamos envolvidos por aqui. Ainda teremos atividades até a próxima semana, inclusive no domingo, esperando continuar nessa mesma crescente de aprendizados. Já tivemos a chance de visitar locais como os parques de tecnologia da Huawei e da Lenovo”, revelou o docente da rede estadual de ensino, que está participando do intercâmbio junto com um grupo de outros professores brasileiros.
As aulas de José Fábio, tanto presenciais quanto no YouTube, foram fundamentais para essa conquista, e ele espera usar o conhecimento adquirido para aprimorar seu trabalho com estudantes e colegas. Na sua avaliação, a participação no intercâmbio vai enriquecer ainda mais seus conhecimentos e, consequentemente, essa experiência será repassada na sua atuação na escola.
José Fábio é um dos exemplos de professores e estudantes da rede estadual baiana que têm chamado a atenção no cenário nacional. Além dele, outros três professores baianos também se destacaram na OPMBr. Calebe Miranda da Silva, do Colégio Estadual José Ribeiro de Araújo, da cidade de Canarana; Emerson Gordiano de Almeida, do Colégio Polivalente de Conceição do Coité; e Jadson Souza, do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, de Palmeiras, foram premiados com medalhas de bronze, representando diferentes cidades da Bahia.
A premiação desses educadores reflete a qualidade do ensino na rede pública do Estado, que tem incentivado o desenvolvimento de professores altamente capacitados e comprometidos com o avanço da Educação.
O professor Jadson Souza, por exemplo, se inscreveu na OPMBr com o intuito de avaliar seu desempenho e aprimorar sua prática docente. Ele vê na conquista da Medalha de Bronze uma grande motivação para ele e seus alunos.
“A premiação comprova que a rede pública de ensino da Bahia tem professores qualificados”, afirmou Jadson, que também coordena o Clube de Ciências em sua escola e acompanhará seus alunos na Feira Nacional de Ciências em Brasília, a partir da próxima semana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram