Prefeitura reforça apoio ao empreendedorismo com investimento em capacitação e fortalecimento de negócios em Salvador

Neste mês, é celebrado o Dia do Empreendedor e o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro). Para impulsionar este segmento na capital baiana, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), tem intensificado ações voltadas para o fomento do empreendedorismo, a exemplo da capacitação de novos empreendedores e estímulo ao crescimento de pequenos negócios.

Um reflexo desse apoio é o aumento expressivo no número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Salvador, que já ultrapassam 270 mil. Entre 2021 e 2024 houve um crescimento de 34,6% no número de MEIs na cidade, reforçando o ambiente favorável para pequenos negócios.

Entre as ações promovidas pela Semdec, a oferta de cursos e oficinas, através do programa Treinar para Empregar, é uma das mais relevantes. As atividades visam ampliar o conhecimento técnico e estratégico dos empreendedores, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.

A diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, destaca a importância da qualificação para garantir a sustentabilidade dos negócios, promover a inovação e fortalecer o mercado local. “Investir em formação significa preparar os empreendedores para enfrentar desafios, adaptar-se às inovações e atender às demandas de forma mais eficiente”, afirma.

Oportunidade – O Treinar Para Empregar Trilha de Empreendedorismo MEI, por exemplo, oferece mentoria e suporte personalizado em áreas como gestão financeira, marketing e vendas. A meta é atender 1 mil MEIs em três ciclos de capacitação, com início do segundo ciclo previsto para novembro próximo.

Atuando com empreendedorismo feminino há dez anos e trabalhando com branding, posicionamento de marcas e imagens voltado para mulheres desde 2019, Taiana Catarino de Souza, de 33 anos, participou do Treinar Para Empregar Trilha MEI, que teve início em junho deste ano. “O acompanhamento oferecido pelo curso é fundamental. A gente aprende que não é só entregar o conteúdo, mas entender os ‘gargalos’ do negócio, tendo um feedback do que trazemos da nossa rotina. Isso fez eu me sentir acolhida e ouvida pela gestão”, diz.

Empregabilidade – Por fim, o Projeto Treinar Para Empregar Trilha Sou Salvador tem se destacado ao promover a capacitação de ambulantes e trabalhadores informais, com workshops voltados para hospitalidade, marketing e educação financeira. Desde seu lançamento, mais de 1.380 trabalhadores já foram beneficiados, promovendo um atendimento de maior qualidade para baianos e turistas.

Baiana de acarajé há 29 anos, desde que iniciou como ajudante no tabuleiro de Cira, em Itapuã, Patrícia Moraes conta que, antes desta oportunidade, atuava como diarista. “Aí tive essa possibilidade, comecei a aprender as coisas e a montar meu próprio negócio na porta de casa, em Cajazeiras. Só conseguia tirar o sustento, sem lucro, e até pensei em desistir. Mas as pessoas começaram a me ajudar, ganhei tabuleiro, comprei a mercadoria. Até que na minha associação, que é a Abam, (Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares), eu conheci esse curso oferecido para as baianas e fui aprender de verdade o que era empreendedorismo. A capacitação veio de lá, porque eu vendia por vender”, relata.

Hoje, com o conhecimento do curso, feito no primeiro semestre de 2024, Patrícia já atende melhor os clientes e consegue administrar a própria empresa. “Aprendi a gerenciar e tive o principal: a educação financeira. Também tive uma nova visão em relação a como atender os clientes e como empreender, e também formar outras pessoas. Estou aqui sempre, de segunda-feira à sábado, das 15h30 às 21h, com uma venda média de mais de 100 acarajés, diariamente”, completa.

Demais ações – Outro destaque é o SAC do Empreendedor, localizado no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. Desde que foi entregue, em junho de 2022, o serviço já realizou mais de 21 mil atendimentos, consolidando-se como um ponto de referência para simplificação e desburocratização de processos empresariais.

No local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, são atendidas até 150 pessoas diariamente, que recebem soluções práticas, mentorias, capacitações e serviços integrados a outros órgãos, como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).

Os usuários também podem fazer a formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de DAS, orientação, regularização, declaração e parcelamento. Além da estrutura física, o SAC do Empreendedor também realiza atendimentos nas comunidades, participando de eventos itinerantes.

Em parceria com o Sebrae, o projeto Fortalecimento de Pequenos Negócios também tem obtido resultados expressivos, oferecendo consultorias gratuitas para 6,4 mil empresas. A iniciativa abrange áreas cruciais como inovação, presença digital e gestão financeira, com foco em superar os impactos da crise pandêmica. Os cursos e a forma de acesso gratuito podem ser acessados no site https://sebraetec.com/produtos/convenio-salvador/.

Outra iniciativa é o CredSalvador, criado em 2021 durante a pandemia de Covid-19, tem como intuito apoiar pequenos empreendedores com oferta de crédito a taxas acessíveis. A primeira fase do programa emprestou R$21 milhões a MEIs, ME e pessoas do comércio informal, beneficiando mais de 7,6 mil pessoas, sendo aproximadamente 90% delas negras e aproximadamente 55% mulheres.

Já na segunda fase, o CredSalvador oferece mais de R$30 milhões em crédito e devem ser impactados mais de 10 mil negócios na capital baiana. Os interessados podem fazer o processo através do site https://credsalvador.nexoos.com.br/.

Back To Top