A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana já está organizando uma série de ações para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito, tanto nos dias que antecedem as eleições municipais quanto neste domingo, 6 de outubro, dia da votação. Em entrevista ao Portal Acorda Cidade, o superintendente da pasta, Moacir Lima, explicou os preparativos e as medidas planejadas pela equipe da SMT.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O gestor afirmou que o planejamento para as eleições está sendo construído com base na experiência de pleitos anteriores.
“Todo o planejamento já está sendo construído. Inclusive, nós já temos o laboratório de outras eleições, porque a equipe do SMT continua. A coordenação e o pessoal da diretoria de operações, tudo isso já está planejado, e com certeza, nós não teremos nenhum problema nesses dias, porque já temos a expertise de outros dias”, disse.
Fiscalização de infrações
O superintendente alertou sobre a importância de coibir infrações de trânsito, como o estacionamento irregular próximo aos locais de votação. Ele explicou que a Justiça Eleitoral já define os espaços de estacionamento e que os motoristas devem respeitar as regras.
“As pessoas já sabem onde vão estacionar, onde vão deixar seus veículos e onde vão votar, tudo isso é facilitado. Agora, precisamos ficar atentos a algumas demandas. Tem gente que para em qualquer lugar, querem ser rápidos e atrapalham a vida do outro”, afirmou. Ele ressaltou que a SMT estará atenta para evitar esses problemas.
Parcerias e apoio
Assim como em outras eleições, Moacir Lima destacou a importância das parcerias com outros órgãos para garantir a segurança e o cumprimento das normas no trânsito durante o período eleitoral. “Temos tido todo o apoio da Justiça Eleitoral e da Polícia Militar, parceiras nas ações. A PRF, todas essas instituições voltadas a ajudar não só em dias de eleição, mas em todos os momentos”, explicou.
Para lidar com possíveis emergências no trânsito durante o período eleitoral, como o acesso de ambulâncias e veículos de socorro, o superintendente afirmou ao Acorda Cidade que a SMT está preparada.
“O que compete a nós, com relação a essas questões, é ficar atento as vias e às acessibilidades. Feira de Santana é uma cidade que se moderniza e a acessibilidade predomina. Temos que ficar atentos a isso, a uma ambulância, a alguém que pediu socorro, e nesse momento temos que estar com as vias desobstruídas para poder dar acesso rápido”, declarou.
‘A paz no trânsito começa por você’
Em entrevista ao Acorda Cidade, Moacir Lima ainda pontuou a importância da conscientização dos motoristas e pedestres, incentivando a paz no trânsito, especialmente no dia das eleições. Com a polarização política, é necessário manter, sobretudo, o respeito e a tolerância em qualquer ambiente para evitar discussões desnecessárias e consequências que coloquem em risco a sua vida e a de outras pessoas.
“A frase do chamamento da Semana Nacional de Trânsito é ‘A paz no trânsito começa por você’. Uma das coisas que mais vemos hoje são pessoas com atritos no trânsito por causa de coisas pequenas. Não há necessidade de alguém estar matando o outro porque recebeu uma fechada, não há necessidade de, em qualquer sinistro, a pessoa estar também tirando a vida do outro. Somos uma cidade inteligente. Hoje, as pessoas estão dirigindo com o celular e estão recebendo multas. Ela não está vendo, mas está recebendo multa. Pessoas que estão andando sem cinto de segurança também são multadas”, afirmou.
Ele também ressaltou que o objetivo da SMT não é multar os motoristas, mas sim garantir um trânsito mais seguro para todos. “O município não quer multar ninguém. Não estamos interessados em criar uma ‘fábrica de multas’. Queremos apenas que todos possam transitar com tranquilidade”, concluiu.
Por um trânsito mais seguro, vale reforçar algumas regras que, para além das eleições, são necessárias todos os dias:
- Se beber, não dirija.
- Não use celular ao volante. O uso do aparelho causa desatenção e pode ser fatal.
- Use o cinto de segurança.
- Respeite a sinalização para evitar acidentes.
- Dê preferência aos pedestres.
- Respeite os limites de velocidade, principalmente no dia de votação, pois as ruas podem estar ainda mais cheias.
- Mantenha a calma, o respeito e a empatia para lidar com qualquer adversidade que possa surgir no tráfego.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Ações de conscientização são intensificadas na Semana Nacional de Trânsito
Semana Nacional de Trânsito será aberta com vasta programação
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram