
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Polícia Penal, transferiu quatro custodiados da Penitenciária Lemos Brito (PLB), localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura (CPM), em Salvador, na quarta-feira (26).
Os internos são integrantes de organizações criminosas e envolvidos com crimes violentos, além de extorsões. Os autores extorquiam as vítimas por meio de ameaças, as obrigando a fazer transferências de valores via Pix.

O objetivo das transferências dos custodiados para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) do Conjunto Penal de Serrinha (CPS), é impedir qualquer possibilide de comunicação ou articulação dos custodiados com a criminalidade, que possa impactar na segurança pública, e consequentemente nos circuitos do Carnaval 2025.
Os apenados integram grupos criminosos com atuação nas regiões de Salvador, Região Metropolitana (RMS), Santo Antônio de Jesus, além de Seabra, Morro do Chapéu, Iraquara e outras cidades da Chapada Diamantina.
As transferências foram autorizadas pelo Poder Judiciário e em seguida planejadas e executadas por policiais penais do serviço ordinário da PLB e do Grupamento Especializado em Operações Penitenciárias (Geop). A ação transcorreu dentro das determinações legais da legislação penal.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.