
O prefeito José Ronaldo de Carvalho autorizou na manhã desta quarta-feira (26) a contratação de 300 professores aprovados no último concurso realizado pela prefeitura de Feira de Santana. Os professores vão suprir a demanda existente na rede municipal de ensino, que, segundo o secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, está em falta de 267 professores.
“Desde que assumimos o governo, nós entendemos essa necessidade, então o prefeito autorizou as providências necessárias para a convocação, trabalhamos e hoje anunciamos a convocação imediata de 300 professores que vai resolver a necessidade que temos em toda a rede municipal, no que se refere a falta de professor”, afirmou Pablo.

Serão convocados 214 professores de Pedagogia, 12 de Letras, 18 de Matemática, 13 de Ciências, 9 de Inglês, 4 de Artes, 8 de Geografia, 7 de História e 15 de Educação Física, totalizando 300 professores.
Segundo Pablo, a convocação já deve ser publicada no Diário Oficial de quinta (27), e os professores terão 30 dias para realização de exame médico e apresentação da documentação. Após esse período, eles serão designados de forma imediata para as escolas municipais.
O secretário afirmou ainda que os professores contratados através de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) vão continuar trabalhando e destacou que o governo avalia a possibilidade de realizar um novo concurso ou uma nova seleção através de Reda.
“Estamos avaliando a necessidade de fazer outro concurso efetivo ou outro Reda, mas nesse momento a convocação vai suprir o que a gente precisa na rede, mantendo os professores que foram selecionados através de Reda e já estão trabalhando”, informou.
Segundo Pablo, a necessidade de professores é calculada de acordo com o número de alunos matriculados. Esse ano foram 56 mil alunos.
Cadeiras
O secretário Pablo Roberto também foi questionado sobre a licitação para compra de novas cadeiras escolares. Segundo ele, essa e outras licitações, como para aquisição do fardamento escolar, estão em andamento e a expectativa é que sejam concluídas nos próximos 60 dias.
“Estamos num processo avançado na licitação das cadeiras, na segunda tivemos uma ampla reunião, o processo está aguardando um parecer da Procuradoria Geral do Município e a partir daí vai para um controle para que possamos fazer a aquisição imediata das carteiras. As outras licitações também estão ocorrendo e a expectativa é que nos próximos 60 dias a gente tenha as licitações finalizadas e aí sim a gente vai ter um ano letivo dentro da normalidade, dentro daquilo que o governo e os pais desejam e dentro do que as crianças e adolescentes precisam e merecem”, afirmou.
Crianças atípicas
Com relação ao atendimento as crianças atípicas na rede municipal de ensino, Pablo reconheceu que existe uma dificuldade, mas disse que o governo está trabalhando para resolver.
“Reconhecemos essa dificuldade com bastante maturidade e responsabilidade. Temos na rede matriculados aproximadamente 4 mil alunos e temos um desafio que é contratar os auxiliares. O prefeito já autorizou a realização de um estudo, que estamos preparando para entregar até amanhã, mas a ideia é que na próxima semana o prefeito possa anunciar a contratação de um número significativo de auxiliares para ajudar os professores em todas as salas que tenham a necessidade”, afirmou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.