
O filme brasileiro “O último azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, levou o Urso de Prata neste sábado (22), no Festival de Cinema de Berlim.
O prêmio concedido pelo grande júri é o segundo mais importante do festival, um dos mais importantes do cinema.
O longa é uma coprodução entre Brasil, México, Chile e Holanda e tem no elenco Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro e Dimas Mendonça.
A produção brasileira também ganhou o prêmio de melhor filme da competição concedido pelo júri ecumênico, além do prêmio dos leitores do jornal “Berliner Morgenpost”.
“‘O último azul’ fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para achar significado na vida. Muito obrigado”, disse o diretor Gabriel Mascaro, que também dirigiu “Boi Neon” e “Divino Amor”.
Em entrevista à GloboNews, Rodrigo Santoro disse que o prêmio reconhece o valor do cinema nacional e ajuda a levá-lo a outros países.
“O Brasil precisa ser descoberto pelo mundo. Nosso país é incrível, temos um potencial absurdo. Ser reconhecido com essa relevância, pelo cinema, tem a ver com o nosso amadurecimento como país”, disse o ator.
“Receber isso aqui é um resgate para nós, artistas brasileiros, da dignidade e da autoestima. A vida presta, como diz a Fernanda Torres”, afirmou Denise Weinberg. “O cinema brasileiro está fazendo um movimento de ir para fora, com muita consciência do que está fazendo.”
‘O último azul’
O filme conta a história de Teresa, de 77 anos, que passou toda a sua vida em uma pequena cidade industrializada na Amazônia, até que um dia recebe uma ordem oficial do governo para se mudar para uma colônia de idosos.
Teresa se recusa a aceitar esse destino imposto e, em vez disso, embarca em uma jornada transformadora pelos rios e afluentes do Amazonas para realizar um último desejo antes que sua liberdade seja tirada.
Fonte: g1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.