No mês da campanha Setembro Amarelo é reforçada a importância dos cuidados com a saúde mental para prevenir depressão e ansiedade, entre outros transtornos, além de conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio. Cuidar da mente é tão importante quanto os cuidados com a saúde física, afinal a mente também faz parte do seu corpo. Neste processo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) tem um papel essencial para garantir apoio emocional gratuito e sigiloso às vítimas que estão enfrentando algum tipo de problema e necessitam de ajuda para seguir em frente.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em Feira de Santana, o CVV conta com voluntários capacitados para ouvir as demandas de pessoas que estão em sofrimento psíquico e necessitam de uma escuta empática. Carlos Oliveira, um dos voluntários da cidade, falou ao Acorda Cidade sobre a ferramenta.
“O CVV é uma instituição que está oferecendo o acolhimento há 62 anos, formada exclusivamente por voluntários que oferecem um ombro amigo. O nosso trabalho é oferecer apoio emocional e prevenir o suicídio. Quem procura o serviço do CVV geralmente está se sentindo solitário ou precisa de uma conversa de forma sigilosa, sem julgamento, críticas ou comparações. É uma escuta acolhedora e empática”.
O CVV é um programa nacional criado em 1962. Para acessar o serviço, as pessoas podem contatar os voluntários 24h através da ligação gratuita pelo número 188, assim como por meio de chat e email.
Para se tornar um voluntário é preciso alguns critérios como ser maior de 18 anos, ter disponibilidade de 4h semanais para participar dos plantões e possuir uma internet de qualidade para as formações que o CVV promove de forma online. Os plantões acontecem de forma remota da sua própria residência.
Mas segundo Carlos, a empatia e o amor ao próximo são os principais requisitos para ouvir de verdade o outro e realizar um trabalho que pode sim, salvar vidas diariamente.
“É preciso muito amor no coração para ouvir sem julgar e acolher aquele que nos procura. Para ser voluntário do serviço, não é necessário ter nenhuma formação específica, apenas participar do treinamento que foi oferecido pela instituição e compreender a importância da escuta”.
Os interessados em se tornar voluntário do serviço, podem se cadastrar através do site cvv.org.br. Basta acessar, clicar na aba “Seja um voluntário” e realizar a inscrição.
Carlos Oliveira ainda mandou uma mensagem especial para você que está passando por alguma dificuldade e precisa de um apoio, uma escuta amiga para seguir em frente. Você não está sozinha nem sozinho! Falar pode ajudar!
“Você que necessita de acolhimento de um ombro amigo, o CVV através dos seus voluntários está disponível para escuta acolhedora e empática através do número 188″.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram