Prefeito garante manutenção da metodologia cívico-militar na Escola Quinze de Novembro

Escola Cívico-Militar
Foto: Divulgação/Seduc

Na noite de quarta-feira (12), o prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, esteve presente em uma reunião com cerca de 300 pais e responsáveis por alunos da Escola Municipal Quinze de Novembro, localizada no distrito de Jaíba. O encontro foi marcado por debates sobre o futuro da instituição, especialmente sobre a metodologia cívico-militar, adotada desde a inauguração da escola, em maio de 2024.

Durante a reunião, a comunidade escolar expressou seu desejo de manter a metodologia cívico-militar na escola, assim como a permanência do corpo docente que estava à frente da instituição no último ano. A comunidade pediu, ainda, que o ensino continuasse conforme o modelo que havia sido implantado.

Escola Cívico-Militar
Foto: Divulgação/Seduc

A Escola Municipal Quinze de Novembro foi inaugurada com a proposta de oferecer um ensino baseado na metodologia cívico-militar, mas, em julho de 2023, o Governo Federal determinou o encerramento do programa em todo o Brasil.

Em sua fala, o prefeito José Ronaldo de Carvalho fez questão de garantir que a escola manteria a metodologia cívico-militar em 2025. “Autorizamos, na presença do secretário Pablo, que adote as devidas providências para que o colégio continue funcionando dentro do estilo como ele vinha funcionando até o ano passado, ou seja, dentro do padrão militar, aquele tipo de ensino que é praticado no colégio militar. Então, nós autorizamos e o colégio vai continuar funcionando”, afirmou o prefeito.

Por sua vez, o secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou a importância da reunião e a demanda da comunidade. “A comunidade solicitou a presença do prefeito, do secretário de Educação, para debater a continuidade da metodologia de ensino nessa escola. O prefeito explicou que, por conta da proibição legal por parte do Governo Federal em continuar como escola militar, a metodologia que estava sendo aplicada seria ajustada dentro da legislação vigente, mas que ele assegurou que toda a estrutura, a metodologia e o corpo docente seriam mantidos para o ano de 2025”, afirmou.

Com essa decisão, a Escola Municipal Quinze de Novembro continuará oferecendo à comunidade de Jaíba o ensino com a metodologia cívico-militar, atendendo a uma solicitação expressa dos pais e responsáveis. A expectativa é que o modelo, que já foi amplamente aceito pela comunidade escolar, siga contribuindo para a formação de alunos com valores e disciplina, características principais da proposta educacional adotada pela instituição.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Back To Top