O projeto Feira Arte na Avenida, que é realizado aos domingos no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, já virou tradição entre os feirenses que, atraídos por uma diversidade de produtos artesanais, sempre comparecem ao local. Neste domingo (2) foi realizada a primeira edição de 2025 e o Acorda Cidade esteve no local para conhecer um pouco das histórias dos empreendedores que expõe seus produtos na Feira.
No local é possível encontrar de tudo: artesanato, objetos de decoração, plantas, peças em madeira, acessórios, livros, moedas antigas, discos de vinil, doces, entre outros.
Luymara Ferreira, fabrica pães artesanais desde setembro de 2022. Ela conta que começou o negócio logo após a pandemia e inicialmente vendia apenas para família e amigos. Depois o negócio se expandiu e todos os domingos ela está presente comercializando seus produtos na feira.
“A gente percebeu que foi ampliando o público consumidor e hoje temos uma clientela fiel. Aqui na feira a gente sempre atrai novos clientes, é uma porta, é uma visibilidade para as pessoas conhecerem nossos produtos. Desde dezembro de 2022 nós participamos ativamente sem perder nenhum domingo aqui da Arte na Avenida. Nós trabalhamos principalmente com os pães de fermentação natural, longa fermentação como ele é mais conhecido, que é o pão fabricado com levedura, não é com fermento. Também trabalhamos com pães de massa comum, massa brioche, pão fatia tradicional, mas o nosso carro-chefe são os pães de fermentação natural, as focaccia, as baguetes, ceabatas. Também trabalhamos com pão integral com farinha de qualidade. Quem quiser adquirir nossos produtos pode entrar em contato através do WhatsApp 75 99218-2608 ou do Instagram @clubedopãofsa”.
Sara de Andrade, cultiva plantas e flores. Ela afirmou ao Acorda Cidade que o marido teve a iniciativa de começar a plantar e o negócio começou a expandir, virando uma opção de renda extra para a família.
“Nós trabalhamos com rosas do deserto e também com plantas ornamentais. A gente tem uma área onde cultiva e revende. Desde o início a gente participa da feira. Graças a Deus a gente tem uma clientela muito boa, o pessoal sempre vem atrás, já estão acostumados a comprar na nossa mão porque conhece nosso trabalho. Trabalhar com as rosas para gente é uma terapia, mas também é um reforço financeiro”, afirmou.
Antônio Cruz comercializa LPs de vinil de vários estilos como MPB, pop, rock, axé music, forró, reggae. Ele também vende CDs e destacou que as pessoas estão voltando a procurar esse tipo de material.
“A galera está retornando para os CDs que estavam abandonados. A procura por discos de vinil também é bastante agradável. Temos LP simples, que são mais baratos, e tem aqueles que são considerados raros e são mais caros. São peças retrô e como não são mais fabricados, cada dia é mais difícil encontrar. O vinil traz um prazer muito grande, porque traz tudo, traz a ficha técnica, o artista que interpreta e traz também os compositores, produtores, produtores da capa. Então, tudo isso influencia a pessoa querer adquirir o vinil”, destacou.
Alessandra Silva, trabalha com artesanato há um ano e meio, ela vende brinquedos ‘antigos’ de madeira, como pião, mané gostoso, vaca atolada, entre outros. Ela destaca que esses brinquedos despertam memórias afetivas.
“São brinquedos que auxiliam na coordenação motora. O artesanal é voltando a memórias afetivas. Muitas crianças não sabem nem os nomes desses brinquedos, mas os pais sabem da importância na educação”, disse.
Fernanda Guria, que é da Igreja Adventista, levou o Clube de Aventureiros para o Projeto Arte na Avenida. Ela explicou que o Clube de Aventureiros tem objetivo é acompanhar crianças de 6 a 9 anos de idade no intuito de desenvolver diversas habilidades, fortalecimento dos princípios, valorização do caráter, valorização da família e desenvolver amor à pátria.
“Nós desenvolvemos diversas atividades com essas crianças, como acampamento, brincadeiras, especialidades na área da ciência, da cultura, da natureza, esportes, fazemos dinâmicas, estudos, então são muitas atividades, tudo em um ambiente seguro, para que contribua com o que já é ensinado em casa, tudo seguindo valores cristãos. O nosso clube é aberto para todas as crianças e basta os pais entrarem em contato com a gente através do WhatsApp 75 99865-8047 ou pode acessar o nosso Instagram para poder conhecer um pouco mais do nosso trabalho. As atividades já iniciam na próxima semana”, informou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.