Prefeitura garante vagas para mais de 50 mil alunos, mas enfrenta falta de professores para iniciar ano letivo

Estudantes surdos da rede municipal aprendem Libras e contam com intérpretes
Foto: Milena Brandão

As matrículas para novos alunos na rede municipal de educação de Feira de Santana foram encerradas no dia 20 de janeiro, conforme informado pelo secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto.

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta quinta-feira (23), o secretário revelou que cerca de 53 mil alunos já foram matriculados até o momento, mas que esse número ainda pode aumentar.

“Nós estamos ainda no processo de matrícula e estamos finalizando até a próxima semana, onde teremos aí de fato o extrato da quantidade real de alunos que foram matriculados. Mas a nossa expectativa é que nós possamos chegar esse ano a aproximadamente 58 mil alunos matriculados na rede municipal”, afirmou Pablo Roberto.

Merenda e fardamento

O secretário também confirmou que o início do ano letivo, marcado para o dia 6 de fevereiro, contará com a distribuição de merenda e fardamento para os alunos.

“A empresa apresentou ontem uma proposta, foi uma proposta significativa e nós agora estamos avaliando dentro da nossa dotação orçamentária para garantir o contrato, garantir que as pessoas possam continuar trabalhando, fornecendo a merenda com um custo bem menor para o município”.

novos materiais escolares da rede municipal
Foto: Milena Brandão

No entanto, o processo de licitação para a aquisição dos kits ainda está em andamento e a entrega deve ocorrer nos próximos meses.

“Infelizmente, nós não temos como fazer de outra forma, temos que seguir essa burocracia que é necessária de realizar a licitação. Nós iremos fazer e tão logo chegue, os kits serão entregues. O histórico das últimas licitações é que uma licitação grande como essa, onde envolve os kits, que são as camisas, os shorts, as calças, os tênis, a meia, ela leva de aproximadamente 3 a 4 meses”, explicou Pablo Roberto.

Falta de professores

Uma das principais dificuldades enfrentadas pela Secretaria de Educação é a falta de professores. Segundo o secretário, são necessárias cerca de 250 novas contratações para atender a demanda da rede municipal.

Pablo roberto secretário de educação Ney Silva
Pablo Roberto, Secretário de Educação | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Nós temos um problema bastante acentuado, que é a falta de professores. Nós temos hoje uma necessidade de aproximadamente 250 professores para iniciar o ano letivo sem problemas”, afirmou Pablo Roberto.

Para resolver o problema, a prefeitura autorizou a convocação de 300 professores aprovados em concurso público realizado no ano passado. O resultado final do certame deve ser divulgado até o dia 20 de fevereiro.

Jornada pedagógica

Antes do início das aulas, a Secretaria de Educação realizará uma jornada pedagógica nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro. O objetivo é promover um momento de discussão, avaliação e planejamento para o ano letivo de 2025.

O secretário também destacou a importância do diálogo com os professores e com o sindicato da categoria, a APLB.

“Nós estamos à disposição, o prefeito, o governo como um todo está à disposição e tudo aquilo que for possível, tudo aquilo que tiver o alcance do governo, nós temos total disposição de conversar e dialogar com o objetivo de melhorar sempre a qualidade da educação em Feira de Santana”, afirmou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Secretário Pablo Roberto anuncia contratação de 600 professores; 300 são do último concurso

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top