Fundação Hospitalar realiza mutirões de saúde neste sábado (25); veja como participar

mutirão hospital da mulher
Foto: Fatima Brandão/Secom (Arquivo)

A Fundação Hospital de Feira e Santana realizará neste sábado (25) mutirões de atendimento em unidades de saúde da cidade. Haverá atendimentos no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), além de atendimentos no Ambulatório de Pediatria, localizado no Hospital da Mulher, e no Ambulatório de Saúde da Mulher, que fica próximo ao Hospital da Mulher.

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, esteve no programa Acorda Cidade nesta quinta-feira (23), onde explicou como os atendimentos funcionarão. Segundo ela, haverá vagas disponíveis para cumprir a meta de zerar a fila de exames em 100 dias, esses com os atendimentos já agendados, além de atendimentos extras, com agendamentos nesta quinta (23) e sexta (24).

gilberte lucas
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Com todos os atendimentos que serão realizados no sábado, a expectativa é que cerca de 2.500 pessoas sejam atendidas. De acordo com Gilberte, o agendamento prévio para os atendimentos em pediatria e ginecologia estão sendo realizados nas próprias unidades onde os exames serão disponibilizados.

“O agendamento é para os atendimentos nos ambulatórios de pediatria e saúde da mulher. Fazemos o agendamento prévio porque são mutirões de especialidades e cada médico tem uma quantidade de atendimentos. Cada pediatra, por exemplo, só consegue atender até 25 crianças, então não adianta abrir um mutirão para todo mundo e as pessoas chegarem e não serem atendidas”, explicou.

Segundo Gilberte Lucas, serão 10 médicos pediatras e 12 médicos ginecologistas atendendo no sábado as consultas já agendadas. Para agendar os atendimentos, as pessoas devem levar documento de identidade e comprovante de residência, já que as vagas estão disponíveis apenas para moradores de Feira de Santana.

A presidente da Fundação Hospitalar destacou que outras datas devem ser abertas para atender nesses mutirões e que os profissionais já estão orientados a, caso acabem as vagas e houver mais procura, iniciar o agendamento para outras datas. “A ideia é atender a demanda reprimida, por isso estamos fazendo esses mutirões”, afirmou.

Atraso no pagamento do 13º de terceirizados

Gilberte voltou a falar sobre o atraso no pagamento de trabalhadores terceirizados, que até o momento estão sem receber o 13º salário. Segundo ela, essa responsabilidade é da empresa, que já foi notificada. Gilberte destacou que o 13º é cem por cento de responsabilidade da empresa contratada e que não existe atraso de pagamento para a empresa por parte da Fundação.

“Não temos salários atrasados. Houve o atraso de uma empresa em relação ao 13º e, de imediato, a Fundação fez a notificação. Após a terceira notificação, conforme rege o contrato, aplicamos a multa. A empresa tem um prazo para pagar e, se isso não acontecer, fica suspensa a certidão municipal e com isso ela não pode participar de licitações e nem de prorrogações de contrato. Caso encerre o contrato e ainda assim não realize o pagamento, o processo será remetido ao Ministério Público do Trabalho e a empresa fica suspensa de participar de licitações em todo o Brasil, por ficar com a certidão federal suspensa, então acredito que ela irá querer honrar com esses débitos na rescisão”, afirmou.

Leia também: Fundação Hospitalar multa empresa Imaps em mais de R$ 800 mil pelo não pagamento do 13º salário a terceirizados

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Back To Top