O Big Brother Brasil (BBB), reality show da Rede Globo, teve início na última segunda-feira (13), mas já está dando o que falar. Entre os assuntos, está a dieta da influenciadora fitness Gracyane Barbosa.
Nos dois primeiros dias de confinamento, Gracyanne consumiu, em média, 9 ovos por dia, segundo o “ovômetro”, criado pela produção do programa, para monitorar o seu consumo no reality.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Acontece que este número não chega nem na metade de ovos que a influenciadora consome em casa. Em 2022, Gracyanne relevou que chega a consumir 40 unidades por dia.
Mas afinal, consumir tantos ovos por dia, faz bem para o organismo do ser humano? O Acorda Cidade conversou com a nutricionista, especialista em emagrecimento, Isabella Moreira.
De acordo com a profissional, o ovo é rico em proteína de alta qualidade, um ótimo benefício para quem pratica atividade física.
“O ovo é um dos alimentos mais nutritivos e versáteis que existem, especialmente para quem busca saúde e um desempenho físico. Quais são os benefícios do ovo para a saúde de quem faz atividade física? Ele é rico em proteína de alta qualidade, é uma excelente fonte de proteína, fornece muitos aminoácidos essenciais e ajuda na recuperação da massa muscular e no ganho da massa magra”, explicou.
Segundo a nutricionista, o ovo também é baixo em calorias, ótima opção para quem quer controlar o peso.
“Ele é fonte de gorduras boas e é rico em vitaminas e minerais essenciais, por exemplo, a vitamina B12, o selênio, o fósforo e a colina, que contribuem para a saúde muscular, para a imunidade e para as funções cognitivas. Além disso, ele é baixo em calorias, um ovo ele tem cerca de 70 calorias, sendo uma excelente opção para quem quer controlar o peso”.
Qual a melhor forma de consumo?
Ao Acorda Cidade, Isabella Moreira destacou que as pessoas devem dar preferência para os ovos cozidos.
“O que observar ao consumir os ovos? Devemos observar o preparo, então dê preferência principalmente aos ovos cozidos ou ovos mexidos ou ovo poché, que é aquele ovo frito na água, evitando o excesso de óleo ou manteiga. O ovo em si, ele não aumenta o colesterol, mas o que gerou esse mito é justamente o ovo frito, porque ele é um ovo que é rico em óleos, rico em óleo e manteiga, então isso sim pode gerar aumento do colesterol”, pontuou.
Quantos ovos podem ser consumidos durante o dia?
Para a nutricionista, o consumo deve ser ajustado à necessidade do paciente.
“Em relação à quantidade, o consumo deve ser ajustado às necessidades do paciente. Então, ele pode variar a quantidade por dia, dependendo do objetivo da pessoa, dependendo da adesão dela, do quanto ela gosta do alimento e dependendo da orientação nutricional. O ovo é um super alimento que deve ser visto como um grande aliado, principalmente para quem pratica atividade física, pois ele auxilia na hipertrofia e vai te ajudar a te dar um excelente resultado. Além disso, ele melhora a questão da saciedade, porque ele é rico em proteína e quando ele é consumido de forma equilibrada, ele é um mocinho que merece espaço no prato do brasileiro”, concluiu.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram