O jornalista baiano Nilton Lopes Filho, conhecido como “Niltim”, faleceu na sexta-feira (17), aos 39 anos. Ele ocupava o cargo de Coordenador de Comunicação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) desde novembro de 2024. A causa da morte não foi divulgada.
Segundo o g1, Nilton era formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e possuía especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com uma carreira extensa e marcada pela dedicação às causas sociais, ele atuou na Comunicação Interativa (Cipó) de 2007 a 2022, no Centro de Referência Integral de Adolescentes (Cria), no Liceu de Artes e Ofícios, na Organização de Auxílio Fraterno (OAF), Via Press Comunicação, Casa da Photographia e no jornal A Tarde.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Entre 2023 e 2024, Nilton coordenou a redação da Assessoria de Comunicação da Secult-BA antes de assumir o cargo na Sepromi em novembro de 2024. Sua trajetória foi marcada pela busca constante por justiça social, igualdade e promoção da diversidade.
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), onde Nilton trabalhou como assessor de imprensa até novembro de 2024, foi uma das primeiras instituições a lamentar sua partida.
“Nesse momento de dor imensa, a Secretaria de Cultura do Estado se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho de Niltim. Sua partida em muito nos entristece e desejamos que seja uma passagem de paz”, declarou a Secult-BA em nota.
A Sepromi também expressou pesar, destacando a importância de Nilton para a comunicação da pasta.
“Sua contribuição foi essencial para fortalecer a comunicação da Secretaria e ampliar nossa presença em temas fundamentais para a promoção da igualdade, diversidade e respeito. (…) Seu legado vai além de sua atuação profissional, sendo lembrado pela sua humanidade, sensibilidade e capacidade de construir pontes e parcerias em prol de um mundo melhor”, afirmou em comunicado.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram