Uma poça com água suja tem incomodado os moradores do bairro Parque Lagoa Subaé, em Feira de Santana. Além do mau cheiro e do rastro de sujeira, o córrego de esgoto irregular deposita dejetos na lagoa.
O esgoto está localizado em um trecho da Avenida Periférica, sentido BR-324. Em entrevista ao Acorda Cidade, o morador Robson da Silva Papa disse que o fato já se tornou um problema crônico.
“Essa rede de esgoto nunca tem manutenção, eles só vêm quando está desse jeito. Pagamos pelo serviço de esgoto, então sempre tem que ter manutenção. Essa água suja tem muitas fezes e fica poluindo o meio ambiente. Ninguém toma uma providência”, disse.
Robson reclamou do serviço da Embasa, empresa responsável pela operação da rede de água potável e esgoto na Bahia. O morador afirma que o problema é muito provavelmente fruto da falta de limpeza dos canais.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“A Embasa é uma empresa que para mim não existe. Muita gente reclama dos serviços. Ela diz que faz tudo, mas eu não sei o que acontece aqui. Esse esgoto vem de uma comunidade aí em cima, porque falta uma estrutura. Então, a Embasa tem que fazer uma rede para sugar esse esgoto e jogar para onde tem que ser, não para a lagoa, que está sendo poluída, matando os peixes”, disse o morador.
Promessa de Campanha
A revitalização das lagoas de Feira de Santana foi uma das promessas de campanha do então candidato a prefeito José Ronaldo de Carvalho nas eleições de 2024. Na lista de obras, além da Lagoa do Subaé, também estão as lagoas de Berreca, Taboa, Pindoba, Prato Raso, Geladinho, Limoeiro, Terra Dura, Maia, Salgada, Grande e São José. Robson espera que o agora prefeito cumpra as promessas.
“João Vianey [Superintendente de Operações e Manutenção] venha aqui dar uma visita na lagoa com o prefeito José Ronaldo. Quando é que vai fazer a obra aqui? A gente espera que faça uma coisa boa para a gente, e nós moradores vamos cuidar. Se vocês fizerem, eu estou aqui para cuidar da lagoa”, concluiu o morador.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Soma e com a Embasa e aguarda retorno.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram