Salvador será palco de um evento inédito no Brasil: a primeira parada náutica LGBTQIAPN+ do país, o Gaymar Por Elas. A iniciativa que celebra a diversidade em alto-mar vai acontecer no dia 9 de fevereiro, com saída a partir da Orla da Ribeira, a bordo de barcos enfeitados, música e muito close na Baía de Todos os Santos, com pausa no delicioso pôr-do-sol de Humaitá.
As vendas de ingressos para as embarcações serão abertas em breve. A concentração da parada é aberta ao público geral, com DJs em frente ao casarão N.º 301, na Av. Beira Mar.
SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O evento é uma realização do Instituto por Elas, em parceria com a produtora cultural Graziela Monte Serrat, liderança LGBTQIAPN+ e moradora da Ribeira. O Gaymar conta com o apoio da Associação de Pescadores da Ribeira, que disponibilizará os barcos para a festa.
“A ideia do evento surgiu de uma conversa, da convivência com os pescadores, tentando trazer inclusão para a comunidade. Como moradora do bairro, sempre quis ver nossa comunidade ocupando espaços sendo quem somos. Queremos que todas as pessoas sintam que esse mar também é seu”, disse.
A proposta une a tradição pesqueira do bairro à luta por diversidade e inclusão, gerando renda para a região da Península de Itapagipe e promovendo um momento histórico para a comunidade LGBTQIAPN+.
“Queremos mostrar que Salvador não apenas abraça a diversidade, mas também inova ao criar espaços seguros e festivos para celebrar o orgulho LGBTQIAPN+ em todas as formas. E nada mais simbólico do que ocupar a Baía de Todos os Santos, um dos maiores cartões-postais da cidade, com um evento que navega nas águas do respeito, da liberdade e do amor”, diz Rizzia Fróes, presidente do Instituto Por Elas.
Gaymar por Elas: Primeira parada náutica LGBTQIAPN+ do Brasil
9 de fevereiro de 2025
Salvador, saída da Orla da Ribeira
Concentração: Casarão N.º 301, Av. Beira Mar
Vendas em breve
Mais informações no Instagram: @gaymarporelas
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram