O começo do ano sempre traz uma energia de renovação, e não há momento mais oportuno para pensar em saúde mental do que em janeiro. O Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre o bem-estar emocional, convida cada um a refletir sobre como estamos cuidando da mente em um mundo cada vez mais acelerado.
“Hoje, a campanha Janeiro Branco vem ocupando um espaço cada vez mais importante. E esse ano nós estamos aí com o tema saúde mental, o que fazer agora e sempre. E isso de janeiro a janeiro”, explicou a psicóloga Kátia Gomes em entrevista ao Acorda Cidade.
O estresse é o inimigo oculto
Hoje se vive em um mundo hiperconectado, com excesso de informações, de telas e cobranças diárias que não dão trégua. É o emprego, a falta dele, a famíilia, os estudos, o futuro, as incertezas… Esse ritmo frenético pode afetar profundamente o bem-estar e a saúde mental das pessoas. “Hoje vivemos uma realidade, um dia a dia com um volume de informações muito grande. […] isso deixa o sujeito estressado, impaciente, desconectado consigo mesmo”, pontua Kátia.
Segundo a psicóloga, o estresse pode se manifestar de diversas formas, e reconhecer os sinais é fundamental.
“A gente pode perceber pensamentos o tempo todo acelerado, a mente não para. Parece que nós precisamos estar o tempo todo ocupados. Então é muito importante de perceber qual é a velocidade dos meus pensamentos. Será que eu tenho um momento que eu paro, que eu fico no vazio? Um outro ponto, irritabilidade. Eu tenho me irritado com a frequência ou com pouca coisa? Como é que está meu nível de irritação?”. questionou.
Outro ponto importante de se obasrvar é a qualidade do sono e da sua rotina. Você tem dormido bem? Tenho se alimentado bem?
“Observar também a questão de compulsões na compra, no alimento, em substâncias também químicas”, alerta a psicóloga.
Gerencie o estresse
Se você sente que a mente anda em modo “piloto automático”, é hora de desacelerar. Pequenas mudanças diárias podem fazer uma grande diferença, lhe trazer um pouco mais de paz e relaxamento para viver melhor.
Segundo Kátia, “saúde mental é como a higiene pessoal. É importante que a gente faça higiene mental todos os dias. De que maneira? Alimentando bem, fazendo atividade física, um esporte, seja o que for. Fazendo um hobby, respirando, aprendendo a respirar, silenciando, deixando o celular descansar um pouco, sair um pouco das redes sociais. Tudo isso são ações onde a gente vai se conectar (com você mesmo)”.
Além disso, desconectar-se um pouco das redes sociais, praticar a espiritualidade (não confunda com religiosidade!) e encontrar momentos de silêncio são formas simples, mas poderosas, de se reconectar consigo mesmo.
“A espiritualidade é: como é que eu me conecto comigo? Como é que eu faço essa conexão? É a partir do silêncio. E a gente não tem como se conectar como o coletivo se a gente tivesse se desconectado com a gente”, refletiu Kátia.
Comece 2025 priorizando você
Que tal fazer de 2025 um ano de equilíbrio, mais saudável para a sua mente? A psicóloga faz um convite para você aproveitar uma vida mais leve e significativa ao longo do ano, priorizando o que de fato importa para você.
“O convite é para que a gente possa viver de uma forma mais natural e simples. A vida é simples. E a gente pode viver uma vida simples dentro de um contexto moderno. Mas é importante que a gente pare, que a gente pense e veja o que é importante para si. Observando o seu próprio ritmo e as próprias necessidades do corpo, da mente e da alma”.
Janeiro Branco é mais do que uma campanha: é um lembrete de que a saúde mental merece cuidado e atenção, hoje e sempre. Então, respire fundo, desacelere e permita-se viver com mais leveza. Afinal, cuidar da mente é também garantir qualidade de vida.
Quem quiser acompanhar o conteúdo na psicóloga empresarial e clínica Kátia Gomes, basta seguir o perfil @gkgrupoempresarial
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram