Surto de raiva mata 32 animais em Guanambi e Caetité

gado - bois - estiagem - seca - FtLay AmorimAchei Sudoeste
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) declarou um surto de raiva animal nos municípios de Guanambi e Caetité. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou, até o momento, a morte de 32 animais vítimas da doença.

Segundo o Achei Sudoeste, site parceiro do Acorda Cidade, os primeiros casos foram notados em dezembro de 2024. Na época, uma propriedade rural de Guanambi registrou a morte de nove animais. Outros casos foram registrados em propriedades vizinhas e novos exames estão em andamento.

O que é a raiva?

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite [condição neurológica que consiste na inflamação do cérebro] progressiva e aguda com alta letalidade. A raiva pode ser transmitida morcegos hematófagos e provoca sintomas graves, como apatia, tremores e movimentos desordenados nos animais.

Ainda segundo o Achei Sudoeste, a Adab e a Secretaria de Saúde da Bahia intensificaram a vacinação antirrábica em bovinos, equinos, caprinos, suínos, cães e gatos. Os moradores das regiões afetadas também estão sendo vacinados de forma preventiva.

Alerta

Ainda não há informações sobre quais tipos de animais foram vítimas da doença. A comercialização de carnes vermelhas segue permitida nos municípios onde o surto foi confirmado, desde que os produtos atendam às normas sanitárias. Autoridades reforçam a necessidade de vacinar os animais e seguir protocolos de prevenção para evitar novos casos.

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Back To Top