PM discute estratégias pela paz nos jogos de futebol

Com o objetivo de tratar estratégias de prevenção e repressão à violência no futebol, a Polícia Militar da Bahia realizou uma reunião de integração e alinhamento com órgãos públicos na manhã desta quarta-feira (8). O encontro foi promovido pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), através do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe).

Participaram também representantes do Ministério Público da Bahia (MP), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da 16ª Vara Criminal – que detém competência exclusiva para processar e julgar as infrações da Lei Geral do Esporte -, da Polícia Civil, dos Clubes Bahia e Vitória, da Federação Bahiana de Futebol, da Arena Fonte Nova e os diretores das torcidas organizadas Bamor e Os Imbatíveis.

Entre os assuntos tratados, foram abordadas a aplicação de medidas cautelares de afastamento de torcedores violentos dos estádios, a cooperação entre os diversos atores (públicos e privados), prevenção e repressão de incitação à violência através das redes sociais. Foi discutido ainda a obrigatoriedade, a partir de junho de 2025, do reconhecimento facial nos estádios com base na Lei Geral dos Esportes – que já está em fase de teste no Barradão e na Arena Fonte Nova desde o ano passado.

“Parabenizo a Polícia Militar por promover essa reunião pela integração e diálogo entre órgãos para melhorarmos a nossa atuação. O Ministério Público da Bahia está à disposição”, ressaltou o promotor de justiça, Hugo Cassiano Santana.

Em 2024 houve uma redução de 77% de ocorrências de briga entre torcidas nas regiões do Barradão e da Fonte Nova dentro e no entorno dos estádios, comparado ao ano de 2023. “Essa queda já foi resultado de um trabalho de prevenção e de integração”, explicou o tenente coronel Menezes, comandante do Bepe.

“Essa é a primeira de uma série de reuniões programadas para o ano de 2025 e a nossa preocupação é exatamente a paz e a tranquilidade nos jogos. Estamos em tratativas com as torcidas organizadas e nós vamos começar a monitorar o deslocamento das torcidas no trajeto dos bairros até os estádios”, completou o comandante.

Ainda conforme o tenente coronel, neste encontro em que todos os atores envolvidos no futebol baiano estiveram reunidos, foram programados uma série de medidas que serão adotadas.

Back To Top