Após o registro de oito mortes em apenas três dias, as Polícias Militar e Civil intensificaram as operações em Jequié, no sudoeste da Bahia, na tarde desta segunda-feira (6). As ações visam combater a atuação de facções criminosas na região. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, responsável pela segurança pública do estado, as mortes são resultado de disputas entre organizações criminosas.
As ações da PM vão ser ostensivas, atuando nos pontos mais afetados pela criminalidade, enquanto a Polícia Civil vai atuar com ações de inteligência, cumprindo ordens judiciais. A cidade de Jequié está em disputa entre Comando Vermelho e o Bonde do Maluco, as duas maiores facções do estado, conforme apontou o CORREIO em mapeamento realizado pelo repórter Bruno Wendel.
O município foi recentemente classificado como a segunda cidade mais violenta do Brasil no Atlas da Violência 2024, com uma taxa de 91,9 homicídios por 100 mil habitantes. As cinco primeiras posições são formadas inteiramente por cidades baianas, incluindo Santo Antônio de Jesus (94,1), Simões Filho (81,2), Camaçari (76,6) e Juazeiro (72,3). Das 20 cidades mais violentas do Brasil, 11 estão na Bahia.