A construção da Policlínica Regional de Itapetinga, projeto realizado em parceria entre os governos estadual e federal, foi embargada pela Prefeitura após a constatação de que o terreno escolhido está em uma área de alto risco de inundações pelo Rio Catolé. Com um investimento de mais de R$ 24 milhões, a obra, localizada às margens da Avenida Júlio Rodrigues, tem enfrentado críticas devido aos potenciais impactos causados pelas cheias frequentes na região.
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (06), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que ainda não foi oficialmente informado sobre o embargo. “Não chegou pra mim, através da minha secretária Roberta. Eu vou pedir que me orientem. Se tiver que mudar, nós vamos mudar”, declarou.
O governador também destacou que tomará medidas para garantir a segurança do projeto. “Não vamos construir nada que coloque dinheiro público em risco. Vou solicitar à Secretaria de Saúde e à CONDER uma análise detalhada do terreno e, se for necessário, vamos mudar o local”, completou.
A escolha do terreno tem gerado polêmica. Segundo moradores e especialistas, a área é historicamente afetada pelas cheias e também recebe o escoamento de uma grande galeria pluvial. Por precaução, a Prefeitura embargou a obra ainda na fase de terraplenagem, recomendando estudos mais detalhados ou a transferência do projeto para um local mais seguro.